Afubesp completa 30 anos em junho com novidades para associados
No próximo dia 21 de junho, a Afubesp irá completar 30 anos de existência, com uma história recheada por lutas significativas para os funcionários da ativa e aposentados do banco.
Para comemorar esse tão importante aniversário, a entidade irá realizar atividades diversas para seus associados durante todo o mês, inclusive com algumas novidades.
Fique atento às notícias na página da Afubesp na internet e nas redes sociais para não ficar de fora e celebre com a associação o seu trigésimo ano de vida.
Breve histórico
Boa parte da história da Afubesp se confunde com a história de vida dos banespianos. Isso porque, a associação foi uma das protagonistas na luta contra a privatização do Banespa, que durou seis longos anos de 1994 a 2000, e revolucionou a realidade de muitos dos colegas.
Mesmo depois do leilão que vendeu o banco paulista ao espanhol Santander, a Afubesp manteve-se em movimento e na linha de frente das negociações, junto aos sindicatos, com o objetivo de evitar que ocorresse no Banespa a mesma política de terra arrasada verificada em outras empresas privatizadas.
A manutenção da Cabesp e do Banesprev, a construção e renovação de acordo aditivo, que permitiu que milhares de banespianos se aposentassem com todos os direitos, são alguns dos resultados obtidos graças a atuação dos sindicatos com a colaboração significativa da associação. Importante frisar que o Santander é o único banco privado com acordo aditivo em separado, que ano a ano agrega mais conquistas aos seus funcionários.
No que diz respeito às questões previdenciárias, a Afubesp se destaca por seus dirigentes qualificados, que acompanham as mudanças contínuas nessa área, sempre atuando em defesa dos interesses dos banespianos, de todos os planos do Banesprev.
Em relação aos colegas do Plano V, em especial, a Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa mantém frentes de atuação no campo jurídico e político, articulando apoios de parlamentares e órgãos oficiais pelo resgate da Resolução 118/97 do Senado Federal. Tese esta defendida pela CNAB e Afubesp desde 2001.
Sobre o Plano II, a entidade encabeçou a busca por documentos comprobatórios de que a responsabilidade sobre o aporte do serviço passado é exclusivamente do Santander. E quando as tratativas com o banco se esgotaram, levou a questão para a Justiça. Mas, ainda assim, está aberta a novas negociações sobre assunto com os representantes da instituição financeira. Para reivindicar a retomada desse processo, realizou recentemente um grande ato em defesa dos participantes e assistidos do Banesprev em frente à Torre do Santander, em São Paulo.
Como se vê, a balzaquiana Afubesp não parou no tempo. Ao contrário disso, está sempre em movimento ampliando sua atuação, buscando novas formas de luta, reinventando-se para atender à nova realidade dos funcionários do banco, aposentados ou da ativa.
Érika Soares – Afubesp