Advogado tenta intimidar bancários e dirigentes na Casa 2 do Santander
Logo pela manhã desta quarta-feira (2), um advogado dizendo representar o banco Santander compareceu junto de um segurança na concentração de greve no Centro Administrativo Casa 2, na zona sul da capital paulista. No local, trabalham cerca de 1,4 mil bancários e terceirizados responsáveis pela área de tecnologia do banco.
O presidente da Afubesp, Camilo Fernandes, foi um dos dirigentes que alertou para a presença do advogado no local. “Vale a pena denunciar esta tentativa de intimidação dos funcionários e dirigentes sindicais, de impedir o livre exercício do direito de greve garantido na Constituição”, ressaltou Camilo.
Em sua página do Facebook, o dirigente – que está presente nas mobilizações junto dos dirigentes da Afubesp, do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Fetec-SP desde o último dia 19, início da greve nacional dos bancários – postou uma imagem que mostra ambos circulando pelas instalações da Casa 2. “O comando da madrugada permanecerá firme e não vai se intimidar. Nós não temos medo de cara feia”, frisou.
De acordo com o Sindicato, o complexo amanheceu praticamente deserto neste décimo quarto dia de greve. Apesar de o Comando de Greve ter solicitado a retomada das negociações e da apresentação de uma nova proposta – a última foi de 6,1%, sem aumento real –, a Fenaban mantém o silêncio. O movimento grevista em todo no país, no entanto, já é considerada pela Contraf-CUT a maior em 20 anos com mais de 11 mil agências fechadas.
Letícia Cruz – Afubesp