Abril Verde: segurança e saúde do trabalhador em foco
Prevenir é melhor do que remediar. No mundo do trabalho, essa frase deveria ser um mantra, pois ignorá-la pode ser fatal. O assunto é realmente importante a ponto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituir, em 2003, que 28 de abril é o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. O objetivo é conscientizar a necessidade de prevenção contra acidentes e garantir a saúde do trabalhador.
No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, em 2005. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, o país registrou 423.217 acidentes do tipo em 2021, média de 1.159 registros por dia. A OIT traz outras estatísticas alarmantes – de 2012 a 2020, 5,6 milhões de doenças e acidentes foram registrados no país, com gasto previdenciário que ultrapassa R$ 100 bilhões e perda de 430 milhões de dias trabalhados. Na verdade, o número pode ser muito maior devido à subnotificação e advém de diversos fatores, como precarização das relações trabalhistas e retirada de direitos.
Na categoria bancária, as doenças ocupacionais mais comuns são lesões por esforços repetitivos e transtornos mentais, gerados principalmente pelo ambiente competitivo, cumprimento de metas, sobrecarga e o receio de demissão.
No contexto da pandemia de covid-19, os bancários do grupo de risco vem convivendo com a insegurança da volta ao trabalho presencial. A pressão do Santander para o retorno do segmento começou em março, depois de emitir comunicado convocando–os, inclusive gestantes, sem sequer negociar com os sindicatos sobre o assunto.
#SantanderNosRespeite
Por conta da pressão, em 29 de março, foi deflagrado pelo país o Dia Nacional de Lutas por melhores condições de trabalho, mais contratações e para que o Santander respeite a saúde e a vida de seus empregados, responsáveis por 30% do lucro global do banco. As manifestações também tomaram as redes sociais com a hashtag #SantanderNosRespeite.
Para as entidades sindicais, que não concordam com esta decisão unilateral, a pandemia não acabou e o momento ainda exige cuidados.
Outra cobrança dos representantes dos bancários à direção do banco é para que o horário de atendimento das agências volte à regularidade: das 10h às 16h ou das 10h às 15h nos municípios que assim determinaram, conforme legislação local; já que o Santander é o único que mantém horário preferencial de atendimento – das 9h às 10h – e tem usado a pandemia como pretexto para aumentar a carga de trabalho nas situações que lhe convém.
Abril Verde
Por ter datas relevantes relacionadas à saúde – Dia Mundial da Saúde (7) e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28) – o mês de abril foi escolhido para conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde e segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho. O verde é a cor que simboliza a saúde.
Este ano, o tema da campanha lançada pelo Ministério Público do Trabalho é Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível, para chamar atenção para os índices desse tipo de ocorrência.