‘A Sua Luta Nos Conecta!’ – Bancários iniciam Campanha Nacional da categoria
Com o lema #ASuaLutaNosConecta, bancárias e bancários de todo o país foram às ruas, na última terça-feira 18, lançar a Campanha Nacional da Categoria Bancária 2024 e entregar a minuta de reivindicações para a Fenaban (federação dos bancos). O documento elenca as reivindicações para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.
Entre os principais pontos da minuta de reivindicações dos bancários estão: o reajuste da inflação (INPC na data-base) mais aumento real de 5%; valorização do VA e VR; manutenção dos empregos; igualdade salarial entre homens e mulheres; jornada de 4 dias; fim das metas abusivas; defesa dos bancos públicos; tecnologia em benefício também dos trabalhadores; e regulamentação do sistema financeiro.
A presidenta do Seeb-SP, Neiva Ribeiro, destacou a importância da organização dos trabalhadores. “Antes de entregar a pauta, ouvimos a categoria em todo o país. É uma minuta consistente, que reflete a complexidade desse momento. Valorizamos a nossa negociação coletiva, e sabemos que somos uma referência para diversas categorias. Nossa Campanha tem como mote o futuro que queremos, um futuro com trabalho decente, com justiça social, valorização do emprego, melhores condições de trabalho, combate ao assédio moral, entre outros. Queremos avançar e sabemos que os trabalhadores estão mobilizados e unidos.”
No dia 10, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, responsável pelas negociações do acordo específico com o banco, entregou a minuta de reivindicações.
“Os direitos dos aposentados, os termos de compromisso com a Cabesp e o Banesprev, estão presentes na minuta. Reivindicamos que o Santander assine novamente esses documentos e mantenha a sua responsabilidade com os trabalhadores do banco que comprou”, explica a presidenta da Afubesp, Maria Rosani.
As negociações da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024 iniciam na próxima semana.
Abaixo o calendário:
• Junho: 26/6
• Julho: 2, 11, 19 e 25/07
• Agosto: 6, 13, 20 e 27/8
Veja também os nove eixos da pauta de reivindicações:
I. Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos;
II. Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas;
III. Representação de todos os Trabalhadores do Ramo Financeiro;
IV. Defesa dos empregos, impactos dos avanços tecnológicos no trabalho bancário;
V. Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda;
VI. Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR;
VII. Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva;
VIII. Ampliação da sindicalização;
IX. Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a Classe Trabalhadora na defesa de seus direitos e da Democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com esta pauta.
Com informações SPBancários e Contraf-CUT
Fotos: Junior Silva