Siraque visita Afubesp e fala sobre “Lei das Divisórias”
O ex-deputado estadual e primeiro suplente de deputado federal Vanderlei Siraque visitou a Afubesp nessa sexta, 18 de março, para discutir assuntos de interesse dos banespianos. Entre os tópicos debatidos está a chamada “Lei das Divisórias”, 14.364, publicada no Diário Oficial do Estado em 16 de março último. Agora os bancos têm, 90 dias para se adequar à nova norma, que separa o setor de caixas nas agências da fila de clientes esperando pelo atendimento.
“O projeto de lei proposto em 2009 tem dois objetivos principais: garantir a privacidade e sigilo (inclusive bancário) dos cidadãos, e auxiliar na segurança dos clientes para diminuir a incidência de crimes como a ‘saidinha bancária’”, explica Siraque. “A demanda veio principalmente de aposentados, que têm o hábito de sacar volumes maiores de dinheiro em espécie para não ter que retornar muitas vezes aos bancos, mas acabam se tornando alvos preferenciais dos bandidos que ficam observando o movimento dentro das agências para informar comparsas do lado de fora”.
“A Febraban, que é contra a medida, alega que cabe ao legislativo federal regulamentar o sistema financeiro, o que é verdade”, complementa o ex-deputado. “Mas a privacidade e o sigilo são direitos constitucionais dos cidadãos e a nova lei apenas regula um direito do consumidor que não está sendo respeitado pelos bancos, afinal hoje apenas os ‘clientes especiais’ são atendidos em salas privadas fora dos olhares eventuais de bandidos”.
Siraque, que também é banespiano, segue trabalhando em outros projetos que contam com o apoio do Sindicato dos Bancários, como a ampliação do horário de atendimento bancário, com dois turnos que estimulariam a contratação de mais trabalhadores.
Vinícius Souza







