40 anos de uma comunicação dinâmica, combativa, necessária e próxima do associado
Quando a Afubesp ainda dava os primeiros passos de vida, um de seus objetivos já era o de unificar a categoria em seus ideais e formas de luta por seus direitos e reivindicações. E, anos depois, nenhum traço do que veio a ser essa história cheia de nuances e casos históricos poderia ter sido conquistada sem uma comunicação dinâmica e eficaz. Atos, concentrações, manifestos, informes sobre ações judiciais e todo o trabalho feito ao longo das décadas estamparam edições de todos os tipos.
Era por meio da leitura dos jornais panfletados aos montes nas saídas das agências que os banespianos se inteiravam de questões salariais, por exemplo. Na década que antecedeu a privatização, ou ao menos sete anos antes de sua concretização, o assunto não poderia ser outro: Afubesp, junto dos sindicatos, se tornou referência na pressão contra a federalização, percorrendo os corredores do Palácio dos Bandeirantes, gabinetes da Alesp ou as salas dos deputados em Brasília. Já sabíamos o que estava por vir, e nada deixou de ser noticiado.
Os formatos dos jornais, tal como sua diagramação e conteúdo, foram mudando com o passar do tempo (confira a galeria). O que não mudou foi a missão de transformar o papel em megafone, e por meio dele mobilizar a maior quantidade de colegas possível. Graças a isso e à união dentro das agências que foi possível juntar milhares de pessoas nas ruas em torno de um mesmo objetivo: o de impedir a entrega do Banespa e garantir direitos trabalhistas, previdenciários, saúde, entre outros.
De “Informativo Afubesp”, batizado desde sua criação, as publicações passaram a se chamar “Jornal Afubesp” nesta época. Nos momentos mais intensos (ou melhor, todos), as tiragens chegavam a ser diárias. Em determinado momento, foi necessária a produção de um jornal voltado inteiramente ao pessoal Pré-75, o Jornal Dignidade, capitaneado pelos dirigentes da Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa (CNAB) em conjunto com a Afubesp e que segue firme até hoje. Assim, a informação chega ao associado em todas as frentes.
A modernização dos jornais também seguiu a mesma linha, sempre aprimorando e diversificando seu conteúdo. Hoje, o novo Jornal Afubesp está em sua centésima quadragésima edição – e é quase impossível numerar a quantidade de edições nestes 40 anos. Você pode acessar o Jornal Afubesp todos os meses virtualmente, clicando no canto inferior direito do site. Recentemente, para marcar a nova presidência da entidade (Maria Rosani), além das bodas de esmeralda da associação, o jornal voltou a ser impresso.
Outras mídias
As redes sociais se tornaram aliadas valiosas à Afubesp antes mesmo de a pandemia revolucionar o mundo e o jeito de como nos comunicamos. A partir daí, as lives via YouTube e Facebook se tornaram instrumentos de congregação quando não era possível nos reunir em auditórios. A entidade passou a produzir muito mais notícias para o site e divulgá-las nos locais onde os associados se encontravam – no Instagram, no Facebook (/AAfubesp), ou qualquer outro veículo possível.
Procura-se, a cada dia, novas formas de chegar até o associado. Para encontrar vídeos com conteúdos variados sobre a entidade, basta se ligar no Instagram (@afubesp), no TikTok (@afubesp), Twitter (@Afubesp_) e, principalmente, no YouTube (/Afubesp). Oferecemos informação sobre luta, utilidade pública e cultura, não menos importante. Se deseja receber as principais informações da semana, enviamos todas as sextas-feiras um boletim informativo para quem tem seu e-mail cadastrado no banco de dados.
Notícias essas que você, nosso caro colega, consegue acompanhar diariamente pelo site www.afubesp.org.br desde 1998, quando ainda se usava o termo “home page”. Como pode-se perceber, muito mudou esteticamente e funcionalmente desde então, buscando sempre a integração como norte. Ou seja, a Afubesp está ligada diretamente ao associado de muitas maneiras, sempre reinventando-se com o tempo.
Letícia Cruz – Afubesp