Mesmo na crise, Santander Brasil continua a lucrar

Mesmo com a crise econômica agravada pela pandemia do novo coronavírus, o Santander continua a lucrar alto no Brasil e a liderar o resultado global do grupo espanhol, representando 32% do lucro global que foi de € 1,908 bilhão. Segundo balanço do banco divulgado na quarta-feira 29,  o lucro líquido gerencial no primeiro semestre do ano foi de R$ 5,989 bilhões. O resultado foi de queda (15,9% em relação ao mesmo período de 2019 e de 44,6% em relação ao trimestre anterior), mas apenas porque o banco aumentou a chamada Provisão para Devedores Duvidosos (PDD), que é a provisão feita pelos bancos para cobrir possíveis calotes. Sem o aumento da PDD, o lucro do banco seria de R$ 7,749 bilhões e, nesse caso, a alta seria de 8,8% em 12 meses e de 1,1% no trimestre.

Mesmo com esse resultado e apesar de ter assumido o compromisso de não demitir durante a pandemia, o banco continua extinguindo empregos no Brasil. Em 12 meses (de junho de 2019 a junho de 2020), foram fechado 2.564 postos de trabalho, sendo que 844 apenas no segundo trimestre, ou seja, durante o período de pandemia da Covid-19. Foram fechadas 93 agências em doze meses, sendo 50, entre março e junho de 2020.

“Esses números mostram a total falta de responsabilidade social do banco no Brasil. Em março, o Santander assumiu um compromisso em mesa de negociação com os trabalhadores brasileiros, mas em junho descumpriu esse compromisso e iniciou um processo de demissões em massa. É um total desrespeito com o Brasil e com os brasileiros, uma vez que o banco espanhol não demite em nenhum outro lugar do mundo. E faz isso justamente no país onde mais obtém lucro”, critica a dirigente da Afubesp e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Maria Rosani.

A dirigente destaca que a estimativa é que essa onde de demissões na pandemia já tenha atingido mais de 1 mil bancários. “Desde a reforma trabalhista, que retirou direitos, as homologações não precisam mais passar pelos sindicatos, por isso não temos mais o controle das demissões nos bancos. Mas o que apuramos na nossa base e o que foi revelado no balanço do banco mostra que devam ser mais de 1 mil pais e mães de família que ficaram sem empregos nesse período de crise sanitária sem precedentes no século, e que portanto terão pouquíssimas chances de se reposicionarem no mercado de trabalho. O que o Santander está fazendo é vergonhoso”, denuncia.

Rosani lembra ainda que, o mesmo balanço, mostra que o banco não tem nenhuma justificativa para cortar empregos. “Enquanto muitas empresas estão fechando por conta da crise, o Santander continua lucrando e com alta rentabilidade.”

Outro dado que a dirigente cita é a relação entre a receita com prestação de serviços e tarifas e as despesas com pessoal (incluindo PLR). “Só com o que arrecadou no semestre com tarifas e serviços, que foi R$ 8,584 bilhões, o Santander cobre em 187,2% sua folha de pessoal, que totalizou em R$ 4,585 bilhões.”

Outros dados do balanço
O retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio Anualizado (ROE), ou seja, a rentabilidade do banco, ficou em 17,1%. Novamente, houve queda, de 4,2 p.p. em doze meses, apenas por conta da PDD. Excluindo o efeito da PDD adicional, a rentabilidade do banco ficaria em 22,1%.

A Carteira de Crédito Ampliada do banco teve alta de 18,4% em doze meses, atingindo R$ 466,7 bilhões. “Isso se deu principalmente devido à concessão de créditos de baixo risco e pela ainda elevadíssima taxa de juros cobrados no Brasil”, conclui Maria Rosani.

Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região
Montagem: Afubesp

Siga as redes

Canais de comunicação

Outras Notícias

43 anos de Afubesp: uma história de construção coletiva e defesa inegociável de direitos

Na AGE, associados da Cabesp expõem armadilha e reforçam alerta: NÃO VOTE NO PLEBISCITO!

AGE Cabesp: Não vote no plebiscito! Leia aqui tudo sobre a reforma estatutária

Responda a enquete sobre a AGE Cabesp

“De Piratininga até São Paulo”: Qualidade de Vida convida para passeio pelo Centro Histórico; Nova turma 1/7, inscreva-se!

Boletim Informativo

43 anos de Afubesp: uma história de construção coletiva e defesa inegociável de direitos

Destaques Notícias

Na AGE, associados da Cabesp expõem armadilha e reforçam alerta: NÃO VOTE NO PLEBISCITO!

Cabesp Notícias

AGE Cabesp: Não vote no plebiscito! Leia aqui tudo sobre a reforma estatutária

Cabesp Destaques Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *