Cabesp tem contas aprovadas em assembleia virtual realizada em caráter de exceção

A prestação de contas de 2019 e a dotação orçamentária para 2020 da Cabesp foram aprovadas em assembleia virtual realizada pela primeira vez, e de caráter excepcional, por conta da pandemia de Covid-19.
Foram registrados os votos de 3.823 banespianos durante a semana (das 15h de segunda até 14h desta sexta). A divulgação dos resultados foi feita ao vivo pela presidente da Cabesp, Maria Lucia Ettore, no site da caixa beneficente. As contas foram aprovadas por 95% dos associados votantes (3.615 sim, 208 não) e a previsão orçamentária teve 94% de aprovação (3.598 votos para o sim, 225 não).
O processo virtual ocorreu com a concordância das associações e das entidades sindicais, que levaram em consideração a segurança dos associados que estão, em grande maioria, no grupo de risco de ser infectado pelo coronavírus.
No entanto, é preciso fazer observações sobre o andamento do processo, que são condenáveis. Por exemplo, abrir a votação antes responder as perguntas no chat, nos leva de volta aos tempos das trevas nas assembleias presenciais. O correto seria prestar esclarecimentos, sanar dúvidas para só então abrir a votação.
Outra questão: exigir justificativa, com pelo menos 20 caracteres, para voto não é um absurdo, uma forma de coação.
Além disso, muitos associados relataram que tiveram problemas na hora da votação, outros disseram não ter recebido respostas de forma transparente e satisfatória às suas perguntas.
Pra finalizar, mais de 20 mil pessoas estavam aptas a votar, mas apenas 3.823 participaram da AGO. Dessa forma, a afirmação da presidente da Cabesp de que assembleia foi um sucesso não é verídica.