8M: filmes sobre o empoderamento feminino

Durante toda a sexta-feira do mês de março, a Afubesp fará série de dicas culturais que exaltam a potência feminina. A iniciativa faz parte das homenagens ao mês da mulher. A primeira lista traz filmes que mostram a resistência e a força da mulher.
Confira abaixo:
1 – As Sufragistas (2015)
No final de fevereiro, o voto feminino no Brasil completou 89 anos. E sempre é importante entender como esse direito se deu pelo mundo. Baseado em uma história real, As Sufragistas é sobre a luta das mulheres no Reino Unido, no início do século XX, que ainda não tinham direito a voto, em prol da igualdade de direitos e de oportunidades. “Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa.” No elenco, a grande Meryl Streep.
Onde assistir: Youtube, Telecine, Netflix e Google Play (para alugar/assinatura paga)
2 – Estrelas Além do Tempo (2016)
Outro filme baseado em uma história real, Estrelas Além do Tempo aborda a invisibilidade feminina e o preconceito racial. O drama conta sobre a trajetória de transformação e inovação de três matemáticas afro-americanas, interpretadas pelas atrizes Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monae que, na época da Guerra Fria, ajudaram os Estados Unidos a levar o homem para o espaço.
Onde assistir: Youtube, Telecine e Google Play (para alugar/assinatura paga)
3 – Aquarius (2016)
Temos filme brazuca em nossa lista. Aquarius, filme de Kleber Mendonça Filho (o mesmo diretor de Bacurau), traz Sonia Braga como Clara (65), jornalista aposentada, mãe de três filhos, que luta firmemente contra o assédio e ameaças da especulação imobiliária em Recife. O filme foi selecionado para a Mostra Competitiva do Festival de Cannes em 2016.
Onde assistir: Youtube, Telecine, Netflix e Google Play (para alugar/assinatura paga)
4 – Philomena (2014)
Indicado a quatro categorias do Oscar 2014, incluindo a de Melhor Filme, Philomena é uma história comovente baseado no livro Philomena – Uma Mãe, Seu Filho e Uma Busca Que Durou Cinquenta Anos. O drama se passa na Irlanda, em 1952. Philomena Lee, interpretada por Judi Dench, é uma jovem que tem um filho recém-nascido quando é mandada para um convento. Sem poder levar a criança, ela o dá para adoção. A criança é adotada por um casal americano e some no mundo. Após sair do convento, ela começa uma busca pelo seu filho, junto com a ajuda de Martin Sixsmith, jornalista de temperamento forte. Ao viajar para os Estados Unidos, eles descobrem informações incríveis sobre a vida do filho de Philomena e criam um intenso laço de afetividade entre os dois. Em fevereiro de 2014, a mulher que inspirou o filme foi recebida pelo Papa Francisco.
Onde assistir: Youtube, Telecine, Amazon Prime e Google Play (para alugar/assinatura paga)
5 – Frances Ha (2012)
Coprodução entre Estados Unidos e Brasil, Frances Ha é uma produção independente, que conta a vida de Frances, uma menina fora dos padrões, que divide apartamento em Nova York com sua melhor amiga; e recusa o convite do namorado para que more com ele justamente para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, a amiga não toma a mesma atitude quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado, mesmo que isto signifique que ela e Frances passem a morar em locais diferentes. A partir de então tem início a peregrinação de Frances em busca de um novo lugar que se adeque às suas finanças. Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral e o seu jeito brincalhão diante os problemas que a vida adulta traz e conquistar seus sonhos.
Onde assistir: Youtube