8 de março: um dia de homenagem e luta das mulheres
Há opiniões para todos os gostos. Aquelas que acreditam ser o 8 de março um dia de luta e não de comemoração, outras esperam por cumprimentos, flores e chocolates. E tem aquelas que consideram a data uma forma de classificar a mulher como um ser mais fraco, que precisa de um forçado reconhecimento.
Independente de sua posição em relação ao assunto, a Afubesp presta homenagem a todas as funcionárias do Santander, da ativa e aposentadas, pois sabe do esforço de cada uma para dar conta de suas inúmeras jornadas, como trabalhadora, mãe, dona de casa, esposa, estudante, entre outras.
O porquê do 8 de março ser o Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias iniciado ainda no século XVIII. Isso porque as operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
Até que no dia 8 de março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.
Em resposta às suas reivindicações, a manifestação ofreu uma forte e violenta repressão da polícia fazendo com que as 129 tecelãs se refugiassem na fábrica, que foi trancado pelos policias e donos da empresa. Em seguida um incêndio mata todas as trabalhadoras carbonizadas.
Com a obtenção de força do movimento femininista, em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, é apresentada a proposta de instituir o 8 de março como Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data passa a ser celebrada em todo o mundo.
Em homenagem o Dia Internacional das Mulheres a Afubesp disponibiliza o filme Elas não estão à venda da jornalista, Camila de Oliveira. Clique aqui e assista o filme.
Érika Soares – Afubesp