Santander diz não para as demandas dos banespianos
“Inexistência do Serviço Passado do Plano II” e “não extensão do abono” para os aposentados foram as expressões usadas em carta assinada por Celso Antônio Vasconcelos e Alessandro Tomao, representantes do Santander, enviada às associações de banespianos na segunda-feira, dia 12. A correspondência respondeu o ofício protocolado no dia 2 de dezembro cobrando posicionamento do banco sobre instalação de mesa de negociação, a ser intermediada pela Previc, solicitada pelo senador Paulo Paim ao final da audiência pública, realizada em meados de novembro em Brasília.
Naquela oportunidade, Paim sugeriu que representantes de ambos os lados voltassem a conversar sobre o serviço passado e também chegassem a consenso sobre o pagamento de abono aos colegas do Plano V, que não assinaram a Cláusula 44 (que têm direito a receber o valor R$ 3.500 pois seguem a categoria bancária), dando 15 dias para início da negociação. No entanto, durante o prazo o banco não fez nada, e quando questionado sobre o assunto a resposta era o tempo para resposta ainda não havia se esgotado.
>>> Relembre: Afubesp cobra resposta durante negociação de aditivo
>>> Associações protocolam ofício cobrando negociação
Após a resposta negativa do banco, a Afubesp e a Afabesp encaminharam carta ao senador informando o caso e pedindo, mais uma vez, o auxílio da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa na tentativa de encontrar solução ao problema do Plano II, que se arrasta por quase duas décadas e ainda sem que haja o devido reconhecimento e uma solução definitiva, por parte do Santander de suas obrigações.
Em relação ao Plano V, o documento solicita que o caso seja encaminhado ao Ministério Público do Trabalho, “para que apure a irregularidade do descumprimento da convenção, mas também as práticas desta empresa contra os aposentados e também os funcionários da ativa”. A íntegra da correspondência enviado ao senador Paulo Paim esta semana pode ser conferida aqui.
Veja fac-símile da resposta do Santander às demandas dos banespianos