Santander demite bancários lesionados
Banco volta a mirar nos bancários mais antigos e que adoeceram devido às más condições de trabalho
O Sindicato dos Bancários de São Paulo tem recebido diversas denúncias que indicam que o Santander voltou a mirar nos bancários mais antigos e com problemas de saúde na hora de demitir.
“Além da crueldade de deixar sem emprego um trabalhador que adoeceu por conta das condições de trabalho, esse novo ataque acontece em um momento em que a falta de funcionários está criando um clima insuportável, especialmente nas agências”, diz o diretor do Sindicato e coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE), Marcelo Sá.
Ele lembra que recentemente o banco chegou ao absurdo de demitir duas bancárias que estavam na estabilidade de um ano garantida para quem retorna de afastamento por doença ocupacional – aquela causada pelas condições de trabalho oferecidas pelo empregador. Além do histórico de doença ocupacional, ambas são oriundas do Banespa e estão perto da aposentadoria.
“Essas demissões irregulares mostram a desorganização interna do banco. A direção readmitiu as bancárias após pressão do Sindicato, mas são exemplos que ilustram bem o perfil dos bancários que estão sendo alvo desse ataque do Santander”, diz Marcelo.
Seeb SP