Reflexão sobre a poluição atmosférica em SP foi tema de palestra do Qualidade de Vida

Cerca de 30 pessoas participaram da palestra “Meio Ambiente e Saúde: os desafios das metrópoles”, promovida pelo Programa Afubesp Qualidade de Vida, na última quarta-feira, 27 de julho. O tema foi abordado pela fisioterapeuta e assistente do projeto Instituto Saúde e Sustentabilidade, Laís Fajersztajn, que falou sobre os impactos da poluição atmosférica na vida das pessoas que vivem em São Paulo. “Viver em grandes centros urbanos, como São Paulo, afeta a saúde das pessoas”, afirmou.
Depois da palestra, foi exibido um vídeo do programa “Cidades e Soluções”, apresentado pelo jornalista André Trigueiro. Na atração, o autor do livro “Meio Ambiente e Saúde: os desafios das metrópoles”, Paulo Saldiva, submete o jornalista a uma experiência que utiliza aparelhos científicos capazes de medir os danos causados pela poluição atmosférica de São Paulo no corpo humano.
Além de demonstrar os efeitos nocivos da poluição para a saúde, o evento também teve como proposta despertar a conscientização dos participantes para a preservação ambiental. “Se não respeitarmos a natureza, não respeitaremos a nós mesmos”, disse o filho da banespiana Maria Margarida, Paulo Afonso, de apenas seis anos. Ambos frequentadores assíduos das atividades do Programa Qualidade de Vida.
“O aumento do número de pessoas preocupadas com a poluição do ar tem fortalecido cada vez mais o debate sobre o assunto”, observa Margarida que é defensora das causas ambientais. “São Paulo é uma cidade enorme que privilegia o transporte individual e não tem políticas públicas que minimizem os impactos causados pela poluição”, criticou a palestrante.
Camila de Oliveira – Afubesp







