No Rio de Janeiro, Afubesp homenageará banespiano Antônio Carlos Vilela
No ato de protesto realizado no dia 19 de novembro de 2010 – em frente a torre do Banespa – que lembrou os 10 anos de privatização, foi homenageado um dos personagens inesquecíveis da luta contra a venda do banco.
“10 anos sem Antônio Carlos Vilela, liderança na luta contra a privatização” eram os dizeres da faixa que homenageou um dos grandes líderes do movimento de resistência que objetivava impedir que o Banespa fosse privatizado. Menos de um mês após a realização do leilão, o coração do combativo banespiano não resistiu.
Paulista de Taubaté, Antônio Carlos Vilela (na foto ele é o que está com o microfone na mão, durante passeata realizada na capital carioca no dia do leilão) adotou o Rio de Janeiro como cidade e o Fluminense como time, sendo um dos fundadores do PT e da Articulação Bancária. Foi grande defensor da filiação do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro à CUT, ocorrida em 1986. Lutou também pela criação da Confederação Nacional dos Bancários (CNB), fundada em 1992, que atualmente é a Contraf. Foi eleito secretário-geral do sindicato na gestão 1991/94 e reeleito para as gestões 1994/97 e 1997/2000.
Moriti Neto e Érika Soares – Afubesp