Mês da Mulher: Mais autonomia e igualdade de oportunidades
O próximo dia 8 de março (domingo), quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, reforça a luta de todas as mulheres trabalhadoras por igualdade, direitos e autonomia. A data traz reflexões e aponta muitos desafios ainda a serem superados, tanto na vida profissional – com a equiparação salarial entre gêneros, representação política – quanto no âmbito pessoal – com respaldo da legislação aos direitos da mulher e emancipação feminina. E, claro, para conscientizar de que todo dia é dia da mulher.
A Afubesp parabeniza todas as mulheres trabalhadoras que não fogem da luta, em especial as colegas banespianas e bancárias em geral. Para Camilo Fernandes, presidente da associação, a data ressalta o valor destas guerreiras. “É dia de lembrar das mulheres não como uma data comercial onde todos correm às lojas para comprar presentes, mas sim um dia para marcar a importância de acabar com a desigualdade de deveres e direitos entre homens e mulheres”, afirma o dirigente.
Igualdade de oportunidades – Sobre a diferença salarial no universo bancário, pesquisa realizada pelo Dieese no ano passado revelou que as mulheres ganham apenas 68% do que os bancários homens, apesar de representarem 52,3% da categoria. Além disso, são discriminadas em local de trabalho e não ocupam cargos de chefia na mesma proporção que os homens.
No esforço de reverter o quadro, o movimento sindical conquistou nas negociações pelo Acordo Aditivo do Santander assinado em novembro de 2014 uma cláusula que trata da criação de um grupo de trabalho para discutir e acompanhar semestralmente medidas de acesso democrático a oportunidades internas.
Letícia Cruz, Afubesp
Arte: Marcio Baraldi