Campanha Nacional: lançamento cobra um outro banco
Os bancários lançaram a Campanha Nacional Unificada 2010 com uma caminhada pelas ruas do centro de São Paulo nesta segunda-feira dia 16. Ao som do maracatu e animação de malabares, além do alto astral característico das atividades organizadas pelo Sindicato, os trabalhadores mandaram sua mensagem para a população: “Um outro banco é preciso. Amarre-se nessa ideia”.
A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, lembrou que os clientes também fazem parte da campanha. “Os bancos têm de cumprir seu papel social e contratar mais bancários, o que, além de reduzir as filas nas agências, melhoraria as condições de saúde dos funcionários ao diminuir o ritmo intenso de trabalho, agravado pelas metas abusivas e assédio moral, que tanto adoecem a categoria”, disse ao destacar uma das principais reivindicações dos bancários.
Palavra de cliente
O porteiro Edgar José apoiou o ato dos bancários e aproveitou para reclamar do atendimento nos bancos. “Demoro em média 30 minutos para ser atendido. Em todas as instituições que eu entro percebo que há em média apenas dois caixas para prestar atendimento. É muito pouco. Sem contar as altas tarifas e juros que pagamos. Os bancos precisam melhorar”, afirma. Edgar diz ainda que os bancos têm totais condições de atender as reivindicações dos seus funcionários. “Isso vai refletir em melhorias para os clientes”.
O cobrador de ônibus Dionésio de Souza, cliente do Bradesco, diz que o que mais incomoda nos bancos é a fila. “Já fiquei duas horas no banco para ser atendido”. O trabalhador fala ainda da dificuldade em conseguir financiamento. “A burocracia atrapalha muito. Isso precisa melhorar”, diz.
Com os banqueiros
A primeira rodada de negociação da Campanha Nacional Unificada 2010 será na terça-feira 24, às 15h. Além de definir o calendário de negociações, os integrantes do Comando Nacional dos Bancários e os representantes da Fenaban farão o primeiro debate da campanha sobre questões de saúde e condições de trabalho.
A presidenta do Sindicato ressalta a importância do tema. “Deixamos claro para a Fenaban que as reivindicações de saúde são um ponto central dessa campanha. Os bancários indicaram nas consultas o fim do assédio moral e das metas abusivas como cruciais”, relata a dirigente. “Por isso vamos tratar do assunto logo na primeira rodada. Os bancários estão entre as categorias que mais adoecem e isso tem de mudar.”
Condições os bancos têm
Somados, os lucros de Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Federal no primeiro semestre de 2010 chegam a R$ 21,3 bilhões. Para ter ideia do quanto isso significa, imagine que daria para forrar 188 estádios do Morumbi. “Os bancos têm de reverter seus ganhos também para clientes e trabalhadores, com mais crédito, menos tarifas e taxas de juros menores, pagando aumento real e PLR maior”, destaca Juvandia.
Seeb SP