Afubesp conversa com banespianos do RJ e participa de homenagem a Vilela
Nos últimos sete meses, os representantes da Afubesp estiveram quatro vezes no Rio de Janeiro para conversar com os banespianos sobre a entidade, a conjuntura política e questões acerca da Cab esp e do Banesprev. Na tarde de 19 de janeiro, o presidente da Afubesp, Paulo Salvador, a 1ª vice-presidente d a entidade e diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Rita Berlofa, o diretor Walter Oliveira e a candidata à Diretoria Administrativa do Banesprev Salime Maria Couto se reuniram novamente com aposentados do Plano II e do Plano V para esclarecer dúvidas sobre o Fundo e falar sobre a importância das eleições para o Banesprev que acontecem na primeira quinzena de fevereiro.
“Temos diretores eleitos do Banesprev hoje que chegaram a ameaça r com arma de fogo companheiros que chamavam os trabalhadores do Banespa para as d iscussões de criação do Fundo nos anos 1990”, denunciou o aposentado do Plano V Alfredo Rossi. “Outro caso alarmante é o de um conselheiro eleito que chama o presidente do Banesprev de ‘chefinho’. O chefe dos eleitos são os banespianos! Por isso é tão importante que todos votemos para mudar essa diretoria”.
Homenagem
Os representantes da Afubesp aproveitaram a nova visita ao Rio para participar de uma justa homenagem ao companheiro Antônio Carlos Vilela, um dos maiores batalhadores contra a priv atização do Banespa e que colaborou ativamente nas discussões que levaram à criação do Banesprev. O ato no Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, que reuniu dezenas de pessoas, teve depoimentos emocionados de amigos e ex-companheiros do banco, do Sindicato e do Partido dos Trabalhadores, do qual Vilela também foi fundador. No final, Paulo Salvador deixou uma placa da Afubesp em homenagem a Vilela para ser entregue a seus familiares, que não puderam comparecer ao evento.
Por Vinícius Souza