Afubesp presente em ato em defesa de emprego e direitos
A Afubesp se uniu na última quarta-feira (28) a milhares de trabalhadores nas ruas pela manutenção dos direitos trabalhistas e defesa do emprego em ato organizado pelas principais centrais sindicais do país. De acordo com a CUT, cinco mil pessoas estiveram presentes na Avenida Paulista, na primeira grande manifestação dos trabalhadores no ano. A categoria bancária prestigiou a manifestação em peso e realizou um abraço coletivo no prédio da Caixa, além de atrasar a abertura de 40 agências para mobilizar os funcionários.
Além das reivindicações de que as Medidas Provisórias 664 e 665 – que comprometem direitos trabalhistas como pensão por morte, auxílio-doença, seguro-desemprego, abono salarial – sejam revogadas pelo governo federal, também foi reforçada a necessidade do fortalecimento dos bancos públicos como a Caixa Federal, banco com peso econômico e social de extrema importância.
Em apoio aos bancários da Caixa e contra qualquer movimento de privatização da instituição financeira, dirigentes da Afubesp e do Sindicato dos Bancários de São Paulo deram a palavra. Rita Berlofa, vice-presidente da Afubesp, ressaltou que uma possível privatização do banco comprometeria os direitos dos funcionários do banco público, assim como aconteceu com o Banespa quando foi entregue ao Santander, em 2000.
Para Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, os bancários e os trabalhadores em geral precisam estar sempre preparados para lutar pelos seus direitos e ampliar cada conquista. “O seguro-desemprego, por exemplo, não pode ser fragilizado. É a rotatividade que deve ser combatida. Os bancos praticam a rotatividade para aumentar seus lucros. É isso que o governo e o Congresso devem combater”, afirmou.
Os protestos convocados pelas centrais sindicais ocorreram em todo o país.
Afubesp, com informações do Seeb-SP
Fotos: Camila de Oliveira