Banespianos gaúchos do Plano II dizem não à contribuição adicional
Os banespianos do Rio Grande do Sul, que participaram de reunião realizada na terça-feira, dia 12, na sede da Agabesp, em Porto Alegre, mostraram-se indignados com as propostas para equacionamento do déficit do Plano II, que serão votadas na próxima assembleia do Banesprev.
A pedido de Paulo Cardoso e Dinora Bastos V. da Cunha, diretores da Agabesp, o representante da Afubesp Walter Oliveira viajou até a capital gaúcha para explicar a situação aos cerca de 40 colegas presentes no encontro, a maioria pertencente ao Plano II.
“Eles não se conformam de ter que votar agora sendo que ainda possuem um ano para resolver a questão da dívida”, comentou Oliveira. “Realmente a atitude de levar para votação já é incompreensível, ainda mais porque apresentamos (Afubesp e entidades sindicais) ao Banesprev várias alternativas, que deveriam ter sido analisadas.”
Ele disse ainda que os banespianos estão indignados, principalmente, com o fato do encaminhamento da proposta de taxar os aposentados tenha saído justamente dos eleitos, que são de entidades representativas do segmento.
Por este motivo, durante o evento, as pessoas presentes disseram que diretores da Afabesp ou Abesprev têm que ir até Porto Alegre explicar o porquê desta sugestão de criar uma contribuição para aposentados, o que significa reduzir seus benefícios.
Para Walter Oliveira, a ideia de chamar uma reunião com a presença das entidades de banespianos é interessante, pois os colegas poderiam ouvir todos os lados e, de posse das informações, tomariam a decisão que considerarem melhor.
“Sempre pedimos a realização de debates públicos sobre os assuntos que mexem com a vida dos banespianos, assim somos mais transparentes e democráticos”, explica o diretor da Afubesp, que conclui: “Mas até hoje só conseguimos fazer uma única vez, por acaso. De lá para cá, eles nunca mais quiseram debater com a gente”.
Caravana
Depois de Walter ter explicado os motivos da Afubesp e entidades estarem defendendo o Voto Não para ambas as propostas, os colegas disseram que vão seguir a orientação por estarem convencidos de que essa é a melhor alternativa para o momento.
Falaram também que será organizada uma caravana para comparecer na assembleia com bom número de procuradores, que representarão dezenas de banespianos nos evento.
Novos encontros
Na próxima semana, o secretário-geral da Afubesp, José Reinaldo Martins, que é suplente no Conselho Fiscal do Banesprev, participará de duas reuniões para conversar com banespianos sobre o déficit do Plano II.
Na segunda-feira, dia 18, ele participa do encontro com os colegas de Limeira, às 16 horas no Sindicato dos Bancários da cidade. No dia seguinte, 19 de abril, José Reinaldo estará em Ibitinga, na região de Catanduva. Horário e local ainda serão confirmados.
Fique ligado no site da Afubesp e acompanhe todas as notícias sobre Banesprev.
Érika Soares – Afubesp