Entidades enviam carta à direção do Santander reivindicando debate de acordo continental
Correspondência foi deliberada na 6ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, em Buenos Aires
Entidades sindicais brasileiras e de países onde o Santander está presente enviaram para a direção do banco espanhol carta solicitando reunião para discutir um acordo no continente americano, a exemplo da carta de princípios firmada com o Comitê Europeu, que abrange só bancários da comunidade europeia.
>>>> Leia a íntegra do documento
O envio da correspondência foi uma das deliberações da 6ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais pela UNI, sindicato mundial, e 11ª pela Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul, realizada em dezembro, em Buenos Aires. Na ocasião foi aprovado um plano de lutas para o primeiro semestre de 2011.
“Direito à associação e liberdade sindical; igualdade de oportunidades e rejeição da discriminação; rejeição do trabalho infantil; direito a treinamento e formação; respeito à jornada de trabalho e salário; segurança no trabalho; proteção da saúde e bem-estar no trabalho são princípios basilares já estabelecidos com os trabalhadores europeus e cuja aplicação não pode ser barrada por limites geográficos”, afirma Rita Berlofa, coordenadora da Rede Internacional nas Américas. “Todos os trabalhadores do Santander no mundo não só necessitam como têm direito a esses princípios, indiscriminadamente”, diz trecho da carta.
O documento reivindica ainda posição de neutralidade do Santander Brasil em relação ao processo de organização dos trabalhadores do Santander nos Estados Unidos, que lutam para conquistar o direito de construir um sindicato naquele país.
Seeb SP