Movimento grevista segue forte e completa uma semana
A greve nacional dos bancários completou nesta terça-feira 5 seu sétimo dia. O movimento segue forte e envolve centenas de agências em todas as regiões da capital e de Osasco além de diversas concentrações. No final do dia, assembleia manteve a paralisação por tempo indeterminado.
Balanço final indica que em São Paulo, Osasco e região 683 agências bancárias e 13 centros administrativos fecharam. Estima-se que 31 mil trabalhadores participaram das paralisações. Pararam prédios administrativos como Nova Central, do Bradesco, Casa 3 e a Aymoré Financeira, do Santander, as concentrações do Banco do Brasil São João, Verbo Divino, Álvares Penteado, XV de Novembro e Bom Pastor e os prédios administrativos da Caixa Federal Brás, Rerop e Sé.
“Sem negociação, a mobilização dos bancários continua forte. O fim da greve está nas mãos dos banqueiros. A categoria não sai desta campanha sem aumento real de salários, piso e PLR maiores, além de melhores condições de saúde”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato.
No Brasil, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), na terça 5, 7.437 agências de bancos públicos e privados não abriram suas portas nos 26 Estados e no Distrito Federal. Em 2009, os bancários paralisaram 7.222 unidades no dia de maior mobilização da greve. São 910 agências fechadas a mais do que na segunda 4, um aumento de 14%. Em relação ao primeiro dia da greve, iniciada na quarta-feira 29, o crescimento é de 92,5%. Ainda foram paralisados centros administrativos e outras dependências dos bancos em todo país.
“O único jeito de acabar com a greve é negociar com seriedade e apresentar uma proposta digna que contemple reivindicações simples e totalmente possíveis de serem atendidas como o aumento real, a PLR e o piso maiores, melhores condições de trabalho. Os trabalhadores da categoria estão de parabéns. Vamos continuar resistindo até que nossas justas reivindicações sejam atendidas”, disse Juvandia.
Em São Paulo, a próxima assembleia está marcada para as 16h de quinta-feira 7 na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192, Sé).
Seeb SP