Entidades participam de missão internacional da UNI nos EUA por acordo global
Representantes dos funcionários do Santander estão em Boston, nos Estados Unidos para participar de uma série de eventos organizados pela UNI-Sindicato Global. O objetivo é reforçar a luta pelo acordo marco global com o HSBC e com o Santander e buscar reverter as demissões de bancários que estavam tentando organizar um sindicato no banco espanhol daquela cidade norte-americana.
Integram a missão internacional a Contraf-CUT – presidente Carlos Cordeiro, secretário-geral Marcel Barros e o secretário de Imprensa, Ademir Wiederkehr, que é funcionário do Santander -, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Rita Berlofa e Maria Rosani, que também é dirigente da Afubesp, além de dirigentes sindicais de vários países.
Estão programadas atividades nesta terça, quarta e quinta-feira, dias 13, 14 e 15, que incluem reuniões e contatos com representantes da sociedade civil e autoridades do Estado de Massachusetts. A UNI também solicitou uma audiência com o presidente do Sovereign Bank, adquirido pelo Santander, Gabriel Jaramillo, que antes comandava o grupo no Brasil até a compra do Banco Real.
Há um ano e meio, o Santander comprou o norte-americano Sovereign Bank, com sede em Boston, e já fechou desde então cerca de 2.700 empregos. Nos EUA, os bancários do Santander (Sovereign) não possuem sindicato que os represente. O banco espanhol ainda vem desenvolvendo uma campanha antissindical e de intimidação dos trabalhadores, com pressão e demissões após os bancários começarem a se organizar visando criar um sindicato.
Érika Soares – Afubesp com Contraf