Decisão do governo Lula reduz déficit do Plano II do Banesprev
Reajuste de 7,72% para os aposentados reduzirá gastos com folha de pagamento do fundo de pensão
A decisão do presidente Lula de sancionar o reajuste de 7,72% para os aposentados que recebem do INSS benefícios acima do salário mínimo provocará um impacto positivo no déficit do Plano II. Isto porque, o valor a ser complementado pelo Banesprev diminuirá na proporção em que aumentam as aposentadorias pagas pelo Instituto.
A informação foi fornecida pelo diretor de Seguridade do Fundo de Pensão, Flávio Bettio, aos integrantes do Conselho de Administração durante reunião ocorrida na última quinta-feira, dia 17. Ele disse que o fato trará uma economia na ordem de R$ 190 mil por mês, o que representará um acréscimo de R$ 35 milhões nas reservas do plano II ao final do ano.
Bettio falou também que o Banesprev encomendou estudos ao Asset do Santander (área de investimentos do banco) a respeito de rendas variáveis e fixas, a fim de buscar mais rentabilidade para os ativos do Fundo.
Na oportunidade, o presidente da Afubesp, Paulo Salvador, que é conselheiro suplente, sugeriu que fosse dada atenção especial às ações da Petrobrás, com o objetivo de saber as expectativas sobre estes papéis devido às discussões a respeito do pré-sal.
Contas do trimestre – Na reunião, também foram apresentadas as demonstrações contábeis do primeiro trimestre de 2010, que manteve os déficits no mesmo patamar apurado no final de 2009.
Desta forma, ainda há possibilidade de que os participantes e assistidos do Plano II sejam convocados para uma assembleia, em dezembro deste ano, para deliberar sobre contribuição extraordinária a ser paga pelo pessoal que ainda está na ativa. Leia mais
“Como não há mudança no cenário, devemos manter nossa mobilização e seguir as deliberações do Seminário Rumos do Plano II”, comenta o secretário-geral da Afubesp, José Reinaldo Martins.
Entre as decisões tiradas pelos participantes do Seminário, ocorrido no dia 28 de maio, está a realização de encontros regionais para repassar informações sobre a situação atual do Plano II, formar multiplicadores e mobilizar os colegas. O primeiro evento do tipo ocorreu em Piracicaba e reuniu cerca de 60 banespianos. Saiba mais
Plano V – A reunião do Conselho de Administração também trouxe informações sobre o Plano V. Na ocasião, foi divulgada a notícia de que o banco assinou sua confissão de dívida sobre o valor que ainda deve ser aportado para o Banesprev, a fim de sanar o déficit apurado no ano passado. O Santander fez um aditivo ao contrato feito na constituição do Plano em 2007.
Érika Soares – Afubesp