Greve de 1985 completa 40 anos; Oliver Simioni será um dos homenageados na Alesp

Setembro de 2025 traz um marco histórico para os bancários. Foi entre os dias 10 e 12 de setembro de 1985, há exatos 40 anos, que trabalhadores bancários de diversas cidades do país entravam em greve reivindicando melhores condições salariais ante o processo inflacionário que provocava a perda mensal de 10% nos salários. A paralisação mobilizou aproximadamente 500 mil pessoas.
Para resgatar a memória coletiva, valorizar a luta que ajudou a consolidar a democracia no Brasil e reafirmar o compromisso de seguir defendendo condições dignas de trabalho, justiça social e o fortalecimento das organizações sindicais, o deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino, irá promover na sexta-feira, dia 19, uma sessão solene em homenagem à Greve de 1985, que contará com pessoas que participaram ativamente da história.
Entre os homenageados, Óliver Simioni, diretor da Afubesp, integrante da Comissão Nacional dos Aposentados Banespa (CNAB), figura importante de defesa da democracia e dos direitos dos banespianos.
“Para mim, como ex-presidente do Sindicato dos Bancários e hoje deputado estadual é reconhecer a coragem dos bancários e bancárias que, há 40 anos, enfrentaram um dos setores mais poderosos da economia para garantir direitos e abrir caminho para conquistas que mudaram a vida dos trabalhadores”, comentou o deputado em suas redes sociais.
A Afubesp convida os banespianos a participarem desta homenagem que será realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, na Alesp, às 10 horas, do dia 19 de setembro.