Afubesp participa do 1º Seminário Nacional da Pessoa com Deficiência do Ramo Financeiro da Contraf

Em 2024, os bancários e bancárias conquistaram importantes direitos para os trabalhadores com deficiência após 14 rodadas de negociação e mobilizações durante a Campanha Nacional, colocando a categoria como principal debatedora sobre essa questão.
Este ano, para marcar o Dia Nacional de Lutas da Pessoa Com Deficiência, celebrado no dia de hoje 21, a Contraf-CUT realizará o 1º Seminário Nacional da Pessoa com Deficiência do Ramo Financeiro, na próxima sexta-feira 26, às 14h, no Espaço Café dos Bancários do Sindicato de São Paulo, Osasco e Região (R. São Bento, 413, Centro de São Paulo). Os diretores da Afubesp Isaías Dias, Maria Cleide Queiróz e José Roberto Santana são destaques da programação.
Segundo a Secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Elaine Cutis, mediadora na mesa de abertura, o objetivo desse encontro é preparar o movimento sindical para superar limitações. “Precisamos transformar em ações concretas os compromissos que a nossa categoria assumiu para que a pessoa com deficiência tenha a garantia de acesso ao mercado de trabalho e ascensão dentro das empresas, além, é claro, do direito às condições de trabalho acessíveis e inclusivas”, explica.
Para o diretor da Afubesp, Isaías Dias, o seminário é emblemático e consequência da construção dos direitos dos bancários com deficiência. “O Sindicato dos Bancários de São Paulo e a Contraf têm conquistado grandes avanços para esses trabalhadores, como, por exemplo, a inclusão da cláusula que garante a todos os trabalhadores com deficiência o direito a um dia abonado para realizar reparo ou aquisição de suas ajudas técnicas, benefício que só existia no acordo específico do Santander.”
Isaías ressalta que essa conquista é fruto da contribuição de companheiros e companheiras que já não estão mais na ativa. “A partir dessa conquista, o benefício foi estendido a toda a categoria. Ou seja, a organização dos trabalhadores no Santander serviu de base para importantes avanços no setor.” E conclui: “a representatividade das pessoas com deficiência no movimento sindical está crescendo, com dirigentes com deficiência participando ativamente do debate em conjunto com as direções dos sindicatos. Podemos citar José Roberto e Maria Cleide, lideranças nesse campo. É fundamental que essas lideranças façam o debate e a discussão, especialmente agora em setembro, quando celebramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.”
O evento contará também com a presença da presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira; do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino; da vice-presidenta da CUT/SP, Ivone Silva; da presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Neiva Ribeiro; e da secretária de Políticas Sociais da CUT Nacional, Jandyra Uehara.
Veja programação completa:
14h – Mesa 1: Abertura
Mediadora: Elaine Cutis Gonçalves
Secretaria de Políticas Sociais da Contraf-CUT
Juvandia Moreira Leite
Presidenta da Contraf-CUT
Neiva Ribeiro
Presidenta do Seeb-SP
Jandyra Uehara
Secretária de Políticas Sociais da CUT Nacional
Ivone Maria da Silva
Vice-presidenta da CUT/SP
Luiz Cláudio Marcolino
Deputado Estadual pelo PT/SP
Maria Cleide Queiróz
Diretora do Seeb-SP e representante da Contraf-CUT no Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (Conade)
15h – Mesa 2: Saúde, Esporte e Representatividade
15h às 15h10: A Representatividade da Pessoa com Deficiência
Isaías Dias
Diretor da Afubesp, membro do Coletivo PCD e representante no Conade
15h10 às 15h20: Saúde da Mulher com Deficiência
Sandra Ramalhoso (PSOL)
15h20 às 15h30: Esportes para PCD
José Roberto Santana
Diretor do Seeb-SP e membro do Coletivo PCD
15h30 às 15h40: Ju-Jitsu Adaptado (Demonstração/Relato)
José Carlos dos Santos Alves
16h – Mesa 3: Educação, Direitos e Combate à Desinformação
16h às 16h30: Terminologia, Letramento sobre Deficiência e Educação Inclusiva
Carlos Maciel
16h30 às 17h: Direitos da Pessoa Autista
Larissa Argenta
17h às17h20: Desinformação e Fake News sobre a Pessoa Autista
Ergon Cugler
17h30 às 18h – Debate e perguntas da plenária
Considerações Finais da Organização
19h às 23h: Atividade Cultural
Show “Sons da Democracia”, com a Banda X (integrantes PCDs)