Herpes Zóster atinge 1 a cada 3 pessoas; doença grave e dolorosa pode ser evitada com vacina

Você sabia que um em cada três pessoas uma terá Herpes Zóster ao longo da vida? A estatística é do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), e mostra por que essa infecção viral é tão temida especialmente entre quem tem 50 anos ou mais.
Popularmente conhecida como “cobreiro”, a doença é causada pela reativação do vírus da catapora, o varicela-zóster, que permanece adormecido no organismo por décadas e pode voltar a se manifestar quando o sistema imunológico enfraquece, algo comum com o envelhecimento.
As manifestações são sérias: surgem erupções e bolhas dolorosas na pele, geralmente em faixa por um lado do corpo, acompanhadas de coceira intensa, febre, mal-estar e dores lancinantes. Em até 30% dos casos entre idosos, o quadro evolui para uma condição chamada neuralgia pós-herpética, uma dor crônica que pode persistir por meses ou até anos, mesmo depois das lesões desaparecerem.
Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o Herpes Zóster é uma das principais causas de dor crônica em idosos. Também pode levar a complicações neurológicas, perda de visão e internações prolongadas.
Mas essa experiência nada agradável pode ser prevenida pela vacinação.
Campanha de vacinação na Afubesp
Para enfrentar essa ameaça silenciosa, a Afubesp promove, nos dias 22 e 23 de julho, das 10h às 16h, a campanha Afubesp Imuniza, com aplicação da vacina Shingrix, considerada a mais eficaz contra o Herpes Zóster, com mais de 90% de eficácia em pessoas acima dos 50 anos. A vacinação exige duas doses, com 60 dias de intervalo entre elas.
A campanha garante preços abaixo dos praticados no mercado e com condições diferenciadas de pagamento, que é feito ao laboratório no ato da contratação. Dependentes dos associados também podem aproveitar essa oportunidade.
As aplicações ocorrerão na sede da Afubesp (Rua Direita, nº 32 – 11º andar, Centro de São Paulo), e a associação também oferecerá a vacina contra outra grave ameaça: o Vírus Sincicial Respiratório (Arexvy), causador de infecções respiratórias que podem levar à hospitalização e morte entre idosos.
Agende sua vacinação!
Ligue para (11) 3292-1744 ou mande mensagem no WhatsApp de Convênios, (11) 9921-8834. Atendimento: segunda a quinta, das 9h às 17h; sextas, até 16h.