Afubesp conquista reintegração de trabalhadores

O Departamento Jurídico da Afubesp acaba de conseguir a reintegração de um bancário do Santander, demitido sem justa causa, em plena pandemia de covid-19, que estava prestes a entrar no período de estabilidade de aposentadoria.
Além de reintegrar, a decisão do Justiça ordena “promover a manutenção do autor no plano de saúde, nos mesmos termos anteriores à dispensa”, diz a sentença. Determina ainda o pagamento de todas as verbas salariais do período de afastamento (salários, férias acrescidas
do terço constitucional, 13º salário e depósitos fundiários), desde a data da dispensa até a data da efetiva reintegração, autorizando-se a dedução das verbas rescisórias já quitadas, além de danos morais.
Em maio deste ano, o Jurídico da Afubesp conquistou outra reintegração, mas ao quadro de funcionários da Cabesp. O trabalhador tinha mais de 26 anos na casa e foi dispensado em 2019, em um momento difícil de saúde mental, relacionada diretamente com assédio e pressão moral, cometida pela diretoria da Caixa Beneficente.
A perícia médica judicial constatou o nexo causal e a incapacidade laborativa parcial. Sendo assim, o juiz deferiu o pedido de tutela provisória de urgência para determinar a reintegração, também com manutenção do plano de saúde ativo, nos mesmos moldes atualmente vigentes (coparticipação).
Para o advogado da Afubesp, Anselmo Silva, as decisões positivas para os dois trabalhadores demonstram a seriedade com que a entidade trabalha em prol dos seus associados, seja defendendo seus direitos trabalhistas ou questões ligadas à Cabesp e ao Banesprev.
O presidente da Afubesp, Camilo Fernandes, ressalta que estes são apenas dois exemplos, dentre muitos outros motivos, de como vale a pena ser associado. “Mostra também que estamos sempre prontos para lutar pelos bancários da ativa e aposentados em todas as esferas possíveis, seja nas negociações ou na Justiça”.