Plano II: vem aí um novo equacionamento de déficit

O Conselho Deliberativo do Banesprev aprovou, com voto contrário dos eleitos, um novo equacionamento de déficit, com cobranças que se iniciarão em abril de 2026. Apesar de ser uma exigência legal, os eleitos votaram contra o equacionamento deste déficit apresentado pelo atuário, pois entendem que grande parte dele é decorrente da remarcação dos títulos do plano de benefícios para a modalidade a mercado.
Os assistidos/aposentados terão um percentual de desconto próximo a 1,46% do seu benefício, por 15 anos, além dos demais que já estão em curso. Este índice é uma média, pois cada participante tem um valor individual e apenas o Banesprev tem o percentual exato.