Vitória! Após mobilização, Cabesp restabelece atendimento dos associados no RS

Depois de muita luta e mobilização dos bancários, a diretoria da Cabesp restabeleceu aos associados do Rio Grande do Sul o direito de atendimento de emergência nos hospitais Mãe de Deus e Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O direito ao atendimento foi cortado em setembro do ano passado após a implantação do convênio reciprocidade com a Central Nacional Unimed (CNU), sem diálogo com associações e sindicatos. Esta é uma vitória coletiva, construída pela Afubesp, Agabesp e sindicatos.
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, a retomada do atendimento em ambos os hospitais foi comunicado no início da noite da terça-feira (22) ao ex-presidente da Associação Gaúcha dos Funcionários Aposentados do Banespa (Agabesp), Delvino Rigo Simion, por meio de um telefonema da gestora de atendimento da Ouvidoria, subordinada à Diretoria de Operações da Cabesp, Simone Rillo.
A informação é que estão sendo emitidas novas carteiras com mesma numeração que a anterior, com mudança da categoria do plano NA07 ESPECIAL para a categoria NA08 MASTER e, por conseguinte, restabelece o atendimento de emergência do Mãe de Deus, Moinhos de Vento e outros atendimentos que passamos a ter direito no novo plano MASTER.
Antes da implantação do convênio com a CNU, não havia registros de reclamações como acontece hoje. Os colegas eram atendidos desde a década de 1990 por meio de convênio reciprocidade com a rede da Caixa de Assistência dos Empregados do Banrisul (Cabergs).
“Comemoramos a notícia, e esperamos também que atendam os pedidos dos associados do Rio de Janeiro, de Brasília, da Bahia, Manaus, e outros locais que foram relatados problemas com a CNU”, celebra o presidente da Afubesp Camilo Fernandes, que reforça também os frutos da unidade e mobilização de sindicatos e associações.
Histórico
A batalha pela retomada no atendimento começou com reunião virtual coordenada por Camilo Fernandes com os associados gaúchos no dia 23 de novembro do ano passado. O encontro contou com a participação dos dois diretores eleitos da Cabesp e dirigentes sindicais.
Em decorrência da reunião, um abaixo-assinado contendo 105 assinaturas em papel, obtidas em apenas uma semana no final de novembro, foi encaminhado pelo presidente da Agabesp para a Afubesp no dia 7 de dezembro. O documento foi entregue em mãos por Camilo, ao diretor administrativo da Cabesp, Wagner Cabanal, no dia 14 de dezembro. Uma evasiva resposta da Cabesp veio em 6 de janeiro, frustrando os representantes por não atender às reivindicações.
>>> Saiba mais sobre o abaixo-assinado em prol da manutenção dos direitos de atendimento
Sem esmorecer, Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e a Fetrafi-RS, em conjunto com os diretores eleitos da Cabesp, solicitaram a marcação de uma negociação com o Santander e a presidente da entidade Maria Lúcia Ettore do Valle, para buscar uma solução. A persistência da categoria resultou numa vitória, que deveria também ser estendida a todos os beneficiários atingidos pelas mudanças com a CNU.
Afubesp com informações do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre