Santander Banespa retoma pressões para que funcionários assinem código de ética
Segundo denúncias, os funcionários do Santander Banespa estão sendo pressionados a assinar, até esta hoje (30), o código de ética elaborado pela área de Recursos Humanos do banco. A informação é que a recomendação para as superintendências teria partido do vice-presidente do Santander Banespa, Pedro Coutinho.
A Fetec/CUT-SP, juntamente com as demais entidades de representação, orienta os funcionários a resistirem às pressões porque o tema ainda está em negociação com o banco.
O Código de Ética do Santander Banespa dita as regras de conduta interna aos funcionários, bem como de seu relacionamento com clientes e fornecedores, com previsão de sanções para o caso de violações. “Acontece que o instrumento apresenta vários pontos inconstitucionais”, explica o diretor da entidade, Sérgio Godinho.
O dirigente acredita que o problema maior encontra-se nas disposições finais do documento, as quais estabelecem que o documento não revoga os códigos específicos vigentes no Santander Banespa e demais Normas e Regulamentos, desde que não conflitem com este Código. “Essa determinação coloca o Código indevidamente acima do acordo coletivo e do próprio regulamento de pessoal. Face ao problema, os funcionários não devem assinar nada até que as entidades sindicais avancem nas negociações”, ressalta Godinho.
fonte: Fetec/CUT-SP






