Redescobrindo o Guarujá
Para quem reside em São Paulo, um dos trechos mais visitados do litoral paulista é o Guarujá, cidade da Baixada Santista que reúne lindas paisagens, algumas inclusive pouco conhecidas. Bons exemplos são as belas praias do Sítio de São Pedro e do Iporanga – localizadas dentro de um condomínio de luxo na estrada para Bertioga – na Serra do Guararu, que revelam visuais de encher os olhos, com natureza preservada.
Um oceano límpido à frente e a Mata Atlântica atrás é o que encontra o turista. Para aproveitá-las é preciso se programar e levar tudo – de água mineral ao lanchinho – porque não há infraestrutura, mas vale o esforço. Outro detalhe importante é chegar cedo, pois há controle de entrada e limite de carros que podem avançar pelas ruas que levam aos cenários paradisíacos.
Para visitar a do Sítio de São Pedro, que tem águas límpidas e agitadas, é permitido o estacionamento de 100 veículos. Já na do Iporanga, apenas 30 automóveis visitantes podem desfrutar do espaço. Mas se toda essa burocracia chateia por um lado, pelo outro a vigilância rigorosa torna as praias bastante seguras. A pé a entrada é liberada, mas é preciso enfrentar muitos quilômetros de terreno íngreme para chegar ao destino.
A praia do Iporanga, com cerca de 800 quilômetros de extensão, é perfeita para crianças. Areia branca, um mar de águas calmas, mornas, rasas. E, se cansou do sal, você pode recorrer à pequena e deliciosa cachoeira, que forma uma piscina natural em frente ao mar.
Onde hospedar-se
Para quem quer viver a experiência e também curtir as conhecidas praias do Guarujá, a dica é hospedar-se no Hotel Casa Branca, que é conveniado à Afubesp, e fica na Enseada, uma das mais badaladas.
O hotel, que oferece 10% de desconto na hospedagem para os associados e seus dependentes em qualquer período do ano, tem serviço de praia (cadeiras e guarda-sol), café da manhã incluso e ar condicionado em todos os quartos. E o melhor fica a apenas a uma quadra da praia. Conheça mais sobre o espaço pelo site www.hotelcasabranca.com.br.
Texto e fotos Érika Soares