Jornal da Afubesp: Momento atual pede calma e luta na defesa de direitos
Na edição nº 103 do Jornal da Afubesp, você encontra informações sobre os impactos que a pandemia de Coronavírus, que tomou conta da pauta do mundo inteiro, surtiu nas nossas rotinas. Os assuntos que hoje são comentados na imprensa, nas mensagens de Whatsapp e nas redes sociais, se não são exatamente sobre o vírus, tem algo a ver com ele.
>>> Clique aqui para ler o jornal
E não é pra menos, até o fechamento desta edição, já eram 939.036 infectados e 47.101 mortos pelo novo coronavírus no planeta. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o número de óbitos chegou a 250, com 7.011 infectados em todos os estados.
Foram 25 dias do primeiro contágio confirmado até completar 1.000 casos (de 26 de fevereiro a 21 de março). Daí pra frente, o crescimento acelerou: outras 2.000 confirmações na semana seguinte, e quase 4.000 casos de 27 de março a 2º de abril.
Ao mesmo tempo, debates intensos sobre como fica a economia, se os governos estão certos ou não sobre decretar quarentena nas cidades, estados ou no território brasileiro como um todo.
O fato é que a doença é de facílima transmissão e o histórico na Europa mostra que devem ser levados muito a sério os procedimentos para bloquear a disseminação do Covid, em busca de evitar um colapso no sistema de saúde brasileiro.
A Afubesp vem fazendo sua parte para isso. Todos os eventos marcados para serem realizados na entidade durante os meses de março e abril foram adiados (leia mais na página 3). Seus diretores e funcionários estão trabalhando de casa e a comunicação da entidade busca orientar os trabalhadores da ativa do Santander sobre os cuidados necessários, bem como alertar os aposentados sobre o perigo que a doença representa para idosos e pessoas com doenças crônicas.
Os jornais foram substituídos exclusivamente para versão digital, pelo menos enquanto durar pandemia. Isso porque, a produção e expedição de jornais físicos envolvem muitas pessoas (gráfica, transporte, Correios, por exemplo) e evitar aglomerações e outro qualquer contato próximo com pessoas está entre as recomendações para brecar o vírus.
Ao mesmo tempo, segue na defesa pelos direitos dos seus associados, travando batalhas para barrar ataques do Santander contra Cabesp e Banesprev, exigindo do banco uma postura adequada de preservação de empregos nestes tempos sombrios.
Mas sabemos que vai passar, basta todos fazerem sua parte. Estamos aqui para o que precisar. Conte com a Afubesp em todas as ocasiões.
Boa leitura!








