INSS paga retroativo de reajuste em agosto; Banesprev já descontou valores
Ainda não foi definido como e quando serão descontados valores retroativos de janeiro a junho
Entre os dias 2 e 6 de agosto, os aposentados que recebem acima do salário mínimo perceberão reajuste de 7,72% em seus benefícios. Na oportunidade, o INSS também pagará a diferença entre janeiro e junho. A notícia foi divulgada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, na última quinta-feira, dia 15.
Os aposentados e pensionista do Banespa, no entanto, não sentirão o aumento salarial, pois o Banesprev descontará os valores no pagamento das complementações, o que já ocorreu na última folha de pagamento (20 de julho).
O Fundo de Pensão ainda não definiu como e quando fará o desconto dos valores retroativos, referentes de janeiro a junho.
Reajuste tem impacto positivo no déficit do Plano II
O reajuste de 7,72% para os aposentados que recebem do INSS benefícios acima do salário mínimo trará uma economia na ordem de R$ 190 mil por mês, o que representará um acréscimo de R$ 35 milhões nas reservas do plano II ao final do ano.
Isto porque, o valor a ser complementado pelo Banesprev diminuirá na proporção em que aumentam as aposentadorias pagas pelo Instituto.
A informação foi fornecida pelo diretor de Seguridade do Fundo de Pensão, Flávio Bettio, aos integrantes do Conselho de Administração durante reunião no mês de junho.
Érika Soares – Afubesp