Eleições do Banesprev vão até dia 15 de fevereiro; vote com consciência
Até o dia 15 de fevereiro, os banespianos têm o importante compromisso de escolher seus candidatos para o Banesprev. Votar com consciência e conhecimento é pré-requisito para assegurar seus direitos.
A Afubesp convida os colegas – que ainda não enviaram seus votos por correio ou pela internet – a fazerem uma viagem no tempo para relembrar os principais acontecimentos dos últimos dois anos, que foram bastante movimentados para os participantes e assistidos.
Em 2009 e 2010, a Afubesp e as entidades sindicais fizeram diversas atividades de caráter organizativo e informativo sobre o Banesprev. Para começar, foram até a assembleia de acionistas do Santander, na Espanha, defender os direitos dos trabalhadores do banco no Brasil, inclusive dos aposentados do Banespa.
>>>> Veja o vídeo da intervenção na Espanha
Em seguida consolidou a luta pela manutenção da sétima vaga no Conselho de Administração, que seria excluída na proposta inicial de reforma estatutária apresentada pelo Banesprev com aval dos atuais eleitos. Para isso, a Afubesp participou de dezenas de reuniões para esclarecer aos colegas que a exclusão da vaga que daria mais poder ao Santander no Banesprev.
Além disso, fez gestões junto à Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) para denunciar o problema. O resultado da iniciativa foi positivo, pois a autarquia impediu que o artigo 27, que trata do tema, fosse alterado.
Ao mesmo tempo, os diretores da Afubesp correram o país explicando aos banespianos o que significa o déficit do Plano II, apurado em 2009, que poderia acarretar em cobrança extraordinária aos participantes. Encontros Nacional, regionais e Seminário levaram informações aos colegas.
Em outra frente, os eleitos suplentes no Conselho de Administração e Fiscal, Paulo Salvador e José Reinaldo Martins, sugeriram a realização de estudos de rentabilidade do patrimônio. A iniciativa acabou por ganhar um tempo precioso para os participantes, porque as decisões foram adiadas para 2012.
Muitos desafios ainda se apresentarão no próximo período. Por isso é importante escolher pessoas experiência e que sejam independentes do banco para votar contra decisões prejudiciais aos participantes e assistidos.
Por todos estes motivos, a Afubesp e entidades sindicais orientam o voto nos seguintes candidatos:

Por Érika Soares – Afubesp







