Deputados defendem retomada das negociações
Seis deputados federais do PT enviaram na última sexta-feira, dia 8, uma carta aberta à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e às diretorias do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Segundo o deputadoTarcísio Zimmermann, do Rio Grande do Sul, um dos signatários, o objetivo é a retomada das negociações para a solução do impasse da campanha salarial dos bancários.
Leia abaixo a íntegra do documento:
Carta aberta à Fenaban e às direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal
Prezados senhores, A sociedade brasileira está sendo afetada pela greve dos bancários. Há 23 dias, na maioria das cidades brasileiras, as agências bancárias encontram-se fechadas para atendimento público.
Com razão os trabalhadores e trabalhadoras das instituições bancárias reivindicam aumentos salariais e melhores condições de trabalho.
Nós, abaixo assinados, manifestamos nossa solidariedade e apoio ao movimento dos bancários. Não vemos outra solução para o impasse senão a retomada das negociações.
É de domínio público a vultosa lucratividade que os bancos têm obtido nesses últimos anos. São anos e anos de rentabilidade acumulada, de modo a tornar a atividade financeira uma das mais lucrativas do país.
Os bancários já flexibilizaram suas reivindicações. Reduziram o índice de reajuste pedido de 25% para 19%. Solicitam também o não desconto dos dias parados, como condição plausível para o encerramento de qualquer greve.
A intransigência dos bancos impede a reabertura das negociações e causa transtorno à cidadania brasileira.
Atenciosamente,
Adão Pretto (PT-RS) Chico Alencar (PT-RJ) Iriny Lopes (PT-ES) Orlando Desconsi (PT-RS) Tarcísio Zimmermann (PT-RS) Vignatti (PT-SC)
fonte: Gabinete de Tarcisio Zimmermann – PT/RS






