Cabesp: verifique se foi debitada a mensalidade para não ficar inadimplente
A Cabesp identificou que 406 associados deixaram de quitar as mensalidades no dia 18 de abril, data em que foi efetivada a mudança na forma de pagamento, que agora é por débito em conta corrente no Santander. Antes a mensalidade era descontada na folha do Banesprev.
Importante lembrar que, por conta de determinação do Banco Central, o correntista precisa autorizar este débito dias antes, caso contrário, o valor não é descontado. Por isso, é muito importante que todos verifiquem suas contas e, para aqueles que já faziam o pagamento da coparticipação por boleto, se este referente a mensalidade também foi quitado, pois após 60 dias de atraso o associado pode ser excluído da assistência médica.
O número de pessoas que não autorizaram o débito representa 2,04% do total de cobranças (que é de 19.940, sendo 19.455 associados também participantes do Banesprev) e foi apresentado durante a reunião do Conselho Fiscal da Cabesp, no último dia 24, que contou com a presença da integrante eleita apoiada pela Afubesp, Vera Marchioni.
Na oportunidade, a direção da Caixa informou que está contatando todos os associados que estão com a mensalidade em aberto e que no próximo dia 29 comandará novo débito em conta. “Orientamos todos os associados a acompanharem o lançamento mensal do débito da Cabesp e também verifiquem se fizeram o recadastramento no Banesprev para que não tenham o benefício suspenso”, orienta Vera.
Os conselheiros solicitaram ainda o confronto dos inadimplentes com a base dos não recadastrados do Banesprev e apresentação dos números finais após a nova cobrança.
A diretoria da Cabesp alega que a deliberação, tomada em reunião do final do mês de janeiro e com o aval da diretoria eleita, teve como pano de fundo os problemas administrativos gerados pela suspensão pelo Fundo de Pensão do pagamento dos participantes que deixaram de fazer o recadastramento e, consequentemente, o repasse das contribuições da Cabesp.
A Afubesp alertou a diretoria da Caixa em várias oportunidades o risco dos colegas não autorizarem o débito, por completo desconhecimento da norma e correrem o risco perderem a assistência à saúde.
Veja um passo a passo para autorizar débitos no Santander.








