Associações protocolam ofício cobrando negociação sobre abono do Plano V
Nesta sexta, dia 2 de dezembro, encerra-se o prazo dado pelo senador Paulo Paim, definido durante audiência pública, realizada em Brasília em 17 de novembro, para instalação de mesa de negociação sobre as questões do Plano II e do pagamento de abono aos colegas do Plano V que não assinaram a Cláusula 44 do não assinaram a Cláusula 44 Acordo Coletivo de Trabalho do Banespa 2004/2006, e optaram por continuar recebendo seus reajustes seguindo a categoria bancária.
A falta de resposta da instituição para as demandas fez com que a Afubesp, em conjunto com a Afabesp, protocolasse uma carta assinada pelos representantes das duas entidades reivindicando a realização da negociação. A outra associação de representação, Abesprev, acompanha na integra todas as reivindicações.
“Vamos esperar uma resposta até o início da semana que vem para após informar o senador Paim sobre o que ocorreu e dar sequência à nossa intenção de procurar o Ministério Público a fim denunciar a questão do Plano V”, comenta o presidente da Afubesp, Camilo Fernandes.
Desde que foi realizada a audiência, o Santander teve a oportunidade de conversar com o tema com dirigentes sindicais. Isso porque, ao final da negociação do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), ocorrida no dia 22 de novembro, o presidente da Afubesp levantou a questão, mas os representantes do banco disseram que ainda havia tempo, que estavam tratando o assunto internamente e ainda não tinham resposta. Leia mais
Importante lembrar que o valor de R$ 3.500 recebido pelos bancários em outubro foi pago em compensação pelo índice obtido na campanha salarial ter sido abaixo da reposição da inflação. Ou seja, ele compõe o pacote de reajuste dos vencimentos da categoria. Por este motivo, quem é do Plano V e não assinou a Cláusula 44 tem direito a receber.