Agosto bate julho e fecha com 20 assaltos a bancos no RS
Levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, através dos meios de comunicação (rádios, Tvs e jornais), mostra que agosto superou o número de assaltos contra instituições financeiras verificados em julho no RS. Foram 20 ocorrências contra 17. O mês passado terminou com seqüestro e cárcere privado de uma gerente do Santander e sua família, em São Leopoldo. Felizmente não ocorreram mortes. Em julho, dois policiais militares morreram em assaltos a bancos. Setembro mal começou e já ocorreu assalto nesta quarta-feira, dia 1º, às 8h, na agência do Banespa, no centro de Novo Hamburgo.
Ao contrário das estatísticas da Secretaria da Justiça e Segurança, do governo Rigotto, os assaltos e seqüestros de funcionários de bancos, financeiras, cooperativas de crédito e correspondentes bancários aumentaram no Estado, causando medo e insegurança na categoria. “Os dados apurados pelo Sindicato não refletem inteiramente a dura realidade da violência no RS, pois muitas ocorrências não saem na imprensa nem são registradas pelos bancos na polícia. Várias agências escondem essas ações criminosas para evitar prejuízos à imagem das instituições financeiras”, denuncia o diretor de comunicação do Sindicato e representante do RS na Comissão Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr.
Para o dirigente sindical, “as quadrilhas estão cada vez mais equipadas com armamento de última geração, ao mesmo tempo em que faltam mais policiais nas ruas e ações integradas dos órgãos de segurança pública”. Além disso, destaca Ademir, “os bancos deveriam investir parte de seus lucros fabulosos em mais equipamentos e medidas de prevenção contra assaltos e seqüestros, a fim de proteger a vida de bancários, vigilantes, clientes e usuários”.
A insegurança nos bancos voltou a ser discutida pelo Grupo Interinstitucional de Segurança Bancária, da SJS, cujos trabalhos foram retomados depois do crescimento dos assaltos em julho. O Sindicato também implantou o Disque-Assalto – (51) 3212-1200 – onde bancários, vigilantes e clientes podem informar as ocorrências, a fim de agilizar a ação da entidade no amparo às vítimas da violência nas instituições financeiras e na elaboração de estatísticas mais confiáveis. “Queremos ajudar a inibir assaltos e seqüestros e a defender a vida dos trabalhadores e clientes dos bancos, bem como estamos cobrando segurança das autoridades e das instituições financeiras”, conclui Ademir.
A agência do Banespa, localizada na Rua Bento Gonçalves, no centro de Novo Hamburgo, foi assaltada às 8h. Dois assaltantes entraram na sala de auto-atendimento e renderam os quatro primeiros gerentes e funcionários que chegaram para trabalhar. Os bandidos levaram o dinheiro que estava no cofre, colocaram numa mochila e fugiram. Foi o segundo assalto em menos de um ano na agência. O anterior havia ocorrido no dia 1º de dezembro de 2003.
fonte: Seeb PoA






