Afubesp convida para lançamento de livro de Walter Paixão dia 1/12

A Afubesp convida seus associados a participarem do lançamento do livro “Lenga-lendas de um pequeno burguês”, de Walter Paixão. A publicação conta histórias sobre sua vida e de sua militância.
O evento ocorrerá no dia 1º de dezembro (terça-feira), às 17h, no auditório da Afubesp (Rua Direita, 32, 11º andar).
Resenha do livro, por Paulo Salvador:
Walter Paixão veio para São Paulo, passou no Banespa e fez história, que agora é contada em livro.
O livro de Walter Paixão é indicado para gosta de uma boa prosa. É de encomenda para milhares de jovens interioranos que pobres, operários, fizeram o curso colegial, datilografia e ingressaram no Banespa, numa espécie de ascensão social. É para aqueles que querem saber como uma geração encarou a ditadura e principalmente o AI-5. É para aqueles que beberam do cálice da utopia.
Para saber como agia o PCB entre os bancários e no sindicato, e da mesma forma, como os jovens oposicionistas se organizavam. É para conhecer como muitos optaram pela guerrilha e outros não, preferindo criar um sindicato de massa. Para saber como foi construido o trotskismo entre os trabalhadores, como foi formada a Liberdade e Luta (a Libelu). Uma história que começa no POR-t, passa pelo Chile e desagua nos departamentos da Torre Banespa. Para saber como Walter Paixão foi preso neste edifício, e é para – agora – rir de como ele se livrou dos gorilas do DOPS.
“Lenga-lendas” é sobre a sua vida na clandestinidade. E como diante do tudo perdido, se torna um filósofo, professor, busca na meia idade o mestrado, vira jornalista e por fim consegue ser aprovado no concurso do Tesouro Nacional concorrente com centenas de milhares.
Walter Paixão colocou num livro suas memórias, com o singelo objetivo de deixar a narrativa autêntica para os netos e fez história de emocionar. É daqueles livros que não sai das mãos enquanto não acabar.
Afubesp







