Bancários vão à Assembléia Legislativa denunciar bancos que demitem
Em reunião realizada ontem à tarde na Assembléia Legislativa de São Paulo, representantes dos bancários fizeram um relato ao deputado Mauro Menuchi (PT) sobre as demissões e o desrespeito da legislação por parte de vários bancos, entre os quais o Grupo Santander Banespa, Bradesco, ABN AMRO, Unibanco e HSBC.
“Não existe justificativa para as demissões, pois o setor financeiro tem obtido excelentes resultados ano após ano”, argumentou Márcio Monzane, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Ao final do encontro, os dirigentes, com o apoio do parlamentar, decidiram iniciar uma ofensiva na Assembléia Legislativa de São Paulo, visando abrir nova frente de luta para barrar as demissões e incentivar o debate sobre o papel dos bancos no Brasil.
Atividade na Alesp – Como primeiro passo desse movimento, já definiram a realização de um evento nos primeiros dias de junho (a data exata será definida na próxima semana) na Alesp. “Essa atividade deverá ser convocada por todos os sindicatos de bancários do Estado de São Paulo, pois temos que lotar o plenário para sensibilizar os deputados quanto à política desumana praticada pelas instituições financeiras”, avisa Ivani Baptistão, diretora de Divulgação da Afubesp.
Para o deputado Mauro Menuchi, que é funcionário do Grupo Santander Banespa, “o evento será importante para convencer as demais bancadas da Casa a aprovarem a instalação de uma comissão especial de acompanhamento das demissões, fusões e incorporações no setor bancário”.
Antonio Cortezani, secretário-geral da Fetec/CUT-SP, adiantou que a entidade pretende iniciar de imediato a divulgação do evento e, assim que for definida a data, convocar todos os sindicatos afiliados. “Vamos jogar peso na atividade, pois, além de denunciar as demissões, ela nos abre a possibilidade de discutir a elaboração de leis que limitem o tempo de espera nas filas e ampliem o horário de atendimento bancário, com a criação de dois turnos de trabalho.”
Também participaram da reunião na Alesp: Gerson Pereira e Douglas Yamagata, diretores do Sindicato dos Bancários de Jundiaí, e Pedro Sardi, secretário de Bancos Privados da Fetec/CUT-SP.
fonte: Afubesp






