Bancários voltam ao trabalho; greve continua só em Florianópolis
A greve nacional dos bancários foi suspensa temporariamente em 23 das 24 capitais em que foi realizada. Balanço da CNB-CUT (Confederação Nacional dos Bancários) da CUT mostra que o movimento continua apenas em Florianópolis, em Santa Catarina.
Nas demais capitais, os bancários decidiram retornar hoje ao trabalho. Esse é o caso de São Paulo e Rio, por exemplo. Os últimos bancários a aprovarem a suspensão da paralisação foram os do Rio Branco (AC) e de João Pessoa (PB).
“Esta decisão é mais uma tentativa dos trabalhadores de quebrar a intransigência dos banqueiros e reabrir as negociações”, disse Vagner Freitas, presidente da CNB-CUT.
Com a volta ao trabalho na maior parte do país, a greve dos bancários –que completou 30 dias ontem– será suspensa até quarta-feira da próxima semana (20). Neste dia, a categoria realiza uma nova assembléia para definir o rumo do movimento.
A expectativa dos bancários é negociar até lá um acordo com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). O objetivo é retomar a negociação e evitar o julgamento da greve no TST (Tribunal Superior do Trabalho), marcado para quinta-feira (21).
Os bancários também agendaram um Dia Nacional de Luta para quinta-feira (21), com paralisações e manifestações.
A sugestão de encerrar a paralisação foi tomada pela Executiva Nacional dos Bancários, que se reuniu após as audiências de conciliação no TST (Tribunal Superior do Trabalho). Como não houve acordo, o TST marcou para o dia 21 o julgamento da greve.
A Executiva Nacional dos Bancários teme perder benefícios já adquiridos com o julgamento da greve. “Entendemos que a solução negociada é sempre melhor que o julgamento”, disse o negociador dos funcionários do BB e integrante da Executiva, Marcel Barros.
fonte: Folha Online






