Vitória: Santander Banespa se compromete a contratar mil pessoas este ano
Em reunião realizada nesta sexta-feira, 20, com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a Afubesp, Fetec/CUT-SP e Feeb SP/MS, a direção do Santander Banespa garantiu que pretende contratar mil novos funcionários este ano: 300 já iniciaram na empresa e os outros 700 seriam incorporados nos próximos 120 dias.
De acordo com o vice-presidente do banco, José Paiva, a preferência nas contratações será dada aos estagiários, que ao serem efetivados terão suas vagas preenchidas por outros estudantes na mesma quantidade. A prioridade é atender a falta de pessoal nas agências.
“O resultado da negociação representa uma vitória para o movimento, pois há várias semanas as entidades sindicais e de representação vêm denunciando a situação insuportável nos locais de trabalho, causada pela redução do quadro de pessoal, e cobrando do Grupo Santander Banespa o fim do sufoco”, avalia o diretor de Divulgação da Afubesp, José Reinaldo Martins, que participou da reunião.
“Esperamos agora que a empresa realmente efetue as contratações prometidas e que isso resulte em melhora nas condições de trabalho e no atendimento ao cliente”, alerta o dirigente, que conclui: “vamos continuar vigilantes e pressionando o banco a respeitar os direitos dos funcionários.”
Outro tema debatido no encontro foi o corte efetuado pelo banco do salário de vários banespianos que aguardam aposentadoria do INSS há mais de 60 dias. A direção da empresa afirmou que estará fazendo o pagamento de todos aqueles que entregaram a documentação correta no órgão da Previdência.
Quem se encontra nessa situação e não receber o salário de maio deve procurar o sindicato ou a Afubesp, para que o seu caso seja apresentado ao banco.
Além de José Reinaldo, também participaram da negociação com o Santander Banespa, os dirigentes sindicais Luiz Cláudio Marcolino (presidente do Seeb SP), Ana Érnica, João Vaccari, Vera Marchioni, Camilo Fernandes, Rita Berlofa, Luiz Campestrin, Cristiano Meibach e Marcos Benedito (secretário-geral da Afubesp).
fonte: Airton Goes – Afubesp