VICE-PRESIDENTE DA CUT BUSCA APOIO PARA PROJETO DE HABITAÇÃO RURAL
São Paulo – O vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), João Vaccari Neto, deve conseguir hoje os votos favoráveis para aprovação de um projeto que libera R$ 350 milhões dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para construção de moradias populares em áreas rurais. O programa, se aprovado, beneficiará aqueles que vivem da agricultura familiar e sempre ficaram à margem dos programas habitacionais financiados com dinheiro de fundos públicos.
A votação acontece num momento de tensão na área rural por conta do projeto de perdão de parte das dívidas dos agricultores, que foi capaz de unir latifundiários e produtores familiares em manifestações e, no Congresso Nacional, ruralistas e partidos de oposição. Vaccari apresentou este mês seu projeto ao Conselho Curador do FGTS, do qual participa representando a CUT, e deve conseguir apoio do governo, das demais centrais que participam do conselho – Força Sindical, Confederação Geral dos Trabalhadores e Social Democracia Sindical – e possivelmente também da bancada de empresários, segundo suas previsões.
O projeto é inovador, já que a tradição é a utilização dos recursos do fundo apenas para financiamento de moradias urbanas. “Financiar a habitação popular em áreas rurais é uma das formas de conter a migração do campo para grandes cidades”, afirmou. A forma de pagamento será determinada pela renda do agricultor.
Para convencer os demais conselheiros, o sindicalista apresentou estudo da Fundação João Pinheiro segundo o qual do déficit habitacional brasileiro é de 5,6 milhões de moradias. Desse total, 1,3 milhão de moradias deveriam ser construídas em áreas rurais, para famílias com renda média mensal de até dois salários mínimos. Segundo Vaccari, a Caixa Econômica Federal será o agente para liberação do crédito, restrito a R$ 20 mil por família. O dinheiro poderá ser utilizado na aquisição de casa nova ou usada, na construção ou conclusão de moradia, desde que para uso do próprio agricultor.
NR: O banespiano João Vaccari também é presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
fonte: AFUBESP