VEREADORES DE PORTO ALEGRE PEDEM AGILIZAÇÃO DA PEC
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou ontem, por unanimidade, moção de apoio à PEC–Proposta de Emenda Constitucional que estabelece o retorno do controle acionário do Banespa para o Estado de São Paulo.
Os vereadores gaúchos fazem um apelo aos deputados estaduais paulistas para que agilizem a tramitação e aprovem a proposta, para assegurar que o Banespa continue investindo na produção e na geração de empregos.
A moção, cujo teor reproduzimos a seguir, foi apresentada pelo vereador Adeli Sell (PT), que pediu a remessa de cópia, entre outros, para o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, para o governador Mário Covas e para o Presidente da República. Confira:
Senhor Presidente:
O Vereador, que este subscreve, requer a Vossa Excelência que, após os trâmites legais, seja manifestada
MOÇÃO DE APOIO
à proposta de Emenda Constitucional (PEC), aprovada em mais de 300 câmaras municipais paulistas, que estabelece a renegociação da dívida de São Paulo com a União e o retorno do controle acionário do Banespa para o Estado de São Paulo, com um novo modelo de gestão e controle da sociedade, garantindo a manutenção desse poderoso instrumento de crédito para o desenvolvimento econômico e social de São Paulo e do Brasil.
Justificativa
Com esta moção apelamos à consciência democrática de todos os Senhores Deputados Estaduais de São Paulo para agilizar a tramitação, votação e aprovação dessa PEC na Assembléia Legislativa de São Paulo, contribuindo, assim, para evitar a privatização do Banespa e preservar essa instituição financeira que em junho completa 90 anos de história, com três milhões de clientes e 21 mil funcionários, sempre investindo no fomento à produção e na geração de empregos, atendendo centenas de municípios e milhares de pequenos e médios produtores rurais, estimulando sobretudo micro, pequenas, médias empresas e setores preteridos pelos bancos privados.
Porto Alegre, na qualidade de acionista do Banespa, possuidor de 150 mil ações doadas pelos funcionários, se une aos municípios paulistas na defesa do Banespa como banco estatal público. A venda do Meridional, Banerj, Credireal e outros bancos, além de provocar a demissão de milhares de bancários, elitizou e prejudicou o atendimento da população e do setor produtivo.
A sociedade brasileira deve se mobilizar em defesa dos bancos públicos, impedir também a privatização dos bancos federais como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal e resgatar o papel social do sistema financeiro.
Enviar cópia para: Federação dos Bancários RS; Sindicato dos Bancários POA-RS; Federação dos Bancários-SP; Sindicato dos Bancários-SP; Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo; Direção do Banespa-SP; Governador de São Paulo; Presidente da República.
Sala das Sessões, 03.05.99
Vereador ADELI SELL
fonte: AFUBESP