TV CUT exibe documentário sobre a morte de Santo Dias
O aniversário de 25 anos da morte do metalúrgico Santo Dias, assassinado por um policial militar na porta de uma fábrica em 1978, em São Paulo, será relembrado no programa deste final de semana (16/10).
Para tentar reconstituir o caso será apresentado um documentário de Cláudio Kahns, que durante uma outra filmagem ficou sabendo da morte do operário Jesus, assassinado pelo advogado da empresa. Ao saber do fato o cineasta registrou as imagens e conseguiu um depoimento de Santo Dias, na época, importante líder operário ligado à igreja.
Algum tempo depois, Cláudio registrou, coincidentemente, o velório de Santo Dias, na Igreja da Consolação, também assassinado pela polícia militar durante confronto. A partir daí, Cláudio resolveu investir em um documentário “Santo e Jesus, Metalúrgicos” que só ficou pronto em 1984, devido às investigações que se arrastaram durante anos.A produção do TV CUT procurou a família do líder operário para relembrar as histórias e as mobilizações realizadas por ele.
Além de contar detalhes da vida de luta do operário, a família apresenta o livro que está lançando sobre a vida de Santo Dias.
No segundo bloco, o programa mostra uma radiografia da categoria petroleira, apresentando seu perfil e sua campanha salarial.
Para finalizar, será exibida matéria sobre o lançamento do CD do jornalista Luís Nassif, que gravou disco de Roda de Choro, com grandes músicos como Zé Barbeiro (7 cordas), Milton de Mori (cavaquinho), Marcelo Gallani (pandeiro), etc. O jornalista e bandolinista falará sobre conjuntura e política.
O programa TV CUT – Um Olhar sobre o Brasil vai ao ar todos os sábado, às 15h15, pela Rede TV!
fonte: CUT