Turma da Mônica combate trabalho infantil no gibi “Toda criança quer ser criança”
Mônica, Cascão, Cebolinha, Magali entre outros personagens da Turma da Mônica explicam a Benedito, criança que trabalha no lixão com os pais, sobre a importância de estudar e brincar. Essa é a história do gibi “Toda criança quer ser criança”, que será lançado pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), nesta sexta-feira, 22 de setembro, no Sindicato dos Bancários de São Paulo (Rua São Bento, 413), às 9 horas.
A publicação tem tiragem de 85 mil exemplares que serão distribuídos pela Fundação Abrinq para onG’s e instituições parceiras. O projeto tem patrocínio da Associação dos Funcionários do Santander Banespa (Afubesp), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) e da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). Ainda conta com os apoios do Comitê Betinho de Funcionários do Santander Banespa, do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Fundação Abrinq.
“O gibi é uma ótima ferramenta de conscientização no combate ao trabalho infantil por usar uma linguagem lúdica e pedagógica, facilitando a assimilação”, afirma José Roberto Barboza, coordenador do Comitê Betinho de Funcionários do Santander Banespa e diretor da Afubesp. “Toda Criança quer ser criança” foi apresentado pela primeira vez em Brasília, em junho, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Em parceria com a Afubesp, o Comitê Betinho também patrocinou recentemente a produção de 30 mil exemplares do gibi “Turma da Mônica em: Estatuto da Criança e do Adolescente”, distribuídos a entidades que atuam nessa área.
Trabalho infantil – O Brasil é considerado referência mundial no combate à exploração de crianças. O trabalho infantil é prática ilegal e crime no País, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo dados da Organização Mundial do Trabalho (OIT), o trabalho de crianças entre cinco e nove anos de idade caiu em 60,9%, no período de 1992 a 2004. A taxa entre dez e 17 anos também baixou em 36,4% no mesmo período.
fonte: Claudia Motta – Seeb SP