TST julga dissídio do BB e CEF nesta quinta-feira
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) vai julgar nesta quinta-feira, às 13h, o dissídio coletivo dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, com transmissão ao vivo pela TV Justiça. Para o presidente da CNB/CUT, Vagner Freitas, que acompanhará a sessão do TST em Brasília, a intervenção da Justiça não era a saída que os bancários esperavam para a greve. Mas destacou que o movimento sindical trabalhou esta semana para que o Tribunal melhorasse a proposta.
O Sindicato de Brasília, por exemplo, se reuniu na segunda-feira com o presidente do TST, Vantuil Abdala, com o ministro-relator Barros Levenhagen, que presidirá o julgamento, e com o vice-procurador geral do Trabalho, Otávio Brito Lopes, que dará o parecer sobre o mérito da ação. “O objetivo do Sindicato foi mostrar a legitimidade das reivindicações dos bancários e pedir que tanto o Tribunal quanto o Ministério Público do Trabalho intervenham para impedir que o BB e a Caixa façam os descontos dos dias parados”, comentou Vagner.
Para ele, a iniciativa tomada pela Contec de ajuizamento de dissídio no dia 10 passado foi equivocada, pois os históricos de julgamentos no TST são desfavoráveis aos bancários. “Além disso, o julgamento divide a categoria uma vez que o dissídio é só para o Banco do Brasil e a Caixa, separando a campanha”, disse.
Vagner destacou que as duas últimas vezes em que ocorreram julgamentos dos funcionários do BB as sentenças foram desfavoráveis. “Em 1997, o Tribunal determinou a redução dos interstícios de 12% para 3% no Plano de Cargos e Salários e em 1999 os bancários perderam o direito ao anuênio. Já na Caixa, em 1991, o TST considerou a greve ilegal e 110 funcionários foram demitidos por justa causa. Esperamos que este ano seja diferente”, falou.
A pedido do Sindicato de Brasília, o julgamento do dissídio coletivo será transmitido ao vivo, direto do plenário do TST, a partir das 13 horas pela TV Nacional (canal 2), TV Justiça (Net Brasília canal 10) e NBR (Net Brasília canal 11). A TV Justiça também vai transmitir o julgamento pelo site www.tvjustica.gov.br. Além da Internet, a TV Justiça pode ser acessada por meio da tecnologia DTH para todo o país pela Directv (canal 209) e Sky (canal 29).
Paralisações e protestos – Bancários dos quatro cantos do país realizam nesta quinta-feira um Dia Nacional de Lutas contra a intransigência dos banqueiros que se negaram a reabrir as negociações durante a greve. Os trabalhadores vão promover uma série de protestos e paralisações em todo o Brasil.
fonte: Fábio Jammal Makhoul – CNB/CUT