TST faz mais uma tentativa de solucionar greve
A pedido do presidente do TST, bancários e banqueiros devem se reunir nesta quinta-feira, às 15 horas
No início da noite de ontem (6), os bancários participaram de mais uma reunião com o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro Vantuil Abdala, que manteve a sua posição de tentar encontrar uma solução a greve dos bancários por meio de negociação.
O ministro convidou as duas partes, os bancários e a Fenaban, para uma nova reunião nesta quinta-feira, 7, às 15h, na tentativa de buscar um entendimento e assim por fim à greve que completa 23 dias.
Esta é a segunda tentativa do ministro. “Na primeira os banqueiros nem quiseram se reunir com a Executiva dos Bancários, alegando que não têm condições de melhorar a proposta”, disse Vagner Freitas, presidente da CNB/CUT e coordenador da Executiva.
Contatos – Nos últimos dois dias, os bancários estão em Brasília atrás de apoio para solucionar o impasse. “No começo da noite de ontem, o presidente do TST convidou a Executiva Nacional dos Bancários para conversar sobre a greve. Nós dissemos desde o primeiro dia que estamos dispostos a negociar, mas a Fenaban se nega conversar com os trabalhadores. O ministro Vantuil Abdala afirmou que vai tentar novamente reabrir as negociações e que ele prefere uma solução negociada”, explicou Vagner.
Na quarta-feira, a Executiva fez novos contatos com parlamentares para tentar achar uma solução para a greve. Foi formada uma comissão de deputados – liderada pelos petistas Paulo Bernardo (PR) e José Pimentel (CE) – que pretende interceder junto às direções do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para que as negociações sejam retomadas e para que não haja o desconto dos dias parados.
A pedido do senador Paulo Paim (PT/RS), a Comissão de Assuntos Sociais pretende fazer uma audiência pública para discutir a greve. A audiência está marcada para o próximo dia 13, havendo solução para o impasse, será cancelada.
fonte: CNB/CUT