Troca na BC não muda economia, diz Mantega
Horas depois de anunciada a troca de nomes na diretoria do Banco Central, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou que a saída de Afonso Bevilaqua da diretoria de política econômica do BC possa trazer mudanças relevantes aos rumos da economia.
“A política monetária não é feita por um diretor. Ela é determinada pelo Conselho Monetário Nacional e o Banco Central cumpre a política monetária”, disse ao deixar a sede do Ministério antes de viajar para São Paulo.
“Então, não muda absolutamente nada. As metas já estão pré-estabelecidas e o BC tem uma missão a cumprir e está cumprindo adequadamente”, disse o ministro que estava visivelmente irritado. “Estou com cara de comemoração por acaso”, rebateu aos jornalistas que o questionaram se ele comemorava a saída de Bevilaqua, diretor tido como o mais conservador da diretoria do banco.
Nos bastidores, há sinais fortes de que Mantega e Henrique Meirelles mantêm um relacionamento desgastado por conta da visão diferente dos dois quanto à política econômica. O ministro tem visão mais “desenvolvimentista” e o presidente do BC, mais “monetarista” – tendência compartilhada por Bevilaqua.
Mantega classificou a saída de Bevilaqua como uma troca “de rotina”. “Os diretores ficam por algum tempo. Aliás, o Bevilaqua ficou até mais tempo que os demais diretores”, afirmou.
fonte: Portal Terra