Transações bancárias sobem quatro vezes mais do que contratações
Um dia depois de o Banco Central anunciar que as queixas sobre atendimento puxaram o aumento das reclamações contra bancos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou na terça-feira, 11 de setembro, estudo sobre tarifas bancárias. Os bancos alegam que o aumento da arrecadação de tarifas é fruto da diversidade de serviços prestados e apontam como prova disso a elevação do número de transações bancárias que passaram de 21,6 bilhões para 36,6 bilhões entre 2002 e 2006.
A alta de 69,7% no período é quatro vezes maior do que a ampliação do número de funcionários que ficou em 15%, o que demonstra a razão do descontentamento dos clientes em relação ao atendimento nos bancos. No levantamento, a Febraban destaca que se comparado a 2000, o número total de operações cresceu 85,6%, mas não revelou que o número de bancários cresceu apenas 6,2%, passando de 400.854 para 424.993 empregados.
“A melhoria no atendimento depende da contratação de mais bancários. Nem a lei das filas sozinha resolveria o problema, porque determina apenas o tempo mínimo de espera, o que é positivo, mas infelizmente não determina condições para que os bancos atinjam esse patamar”, diz Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. “A ampliação do número de bancários melhoraria as condições de trabalho dos bancários, que estão sobrecarregados nas agências, assim como a qualidade de atendimento”, ressaltou.
fonte: Seeb SP